Página inicial > Núcleos, Conselhos, Comissões e Comitês > Geral > Comitê de Apoio à Pesquisa - CAP

Comitê de Apoio à Pesquisa - CAP

Índice de Artigos

O Comitê de Apoio à Pesquisa (CAP) é um órgão colegiado normativo e de assessoramento, subordinado diretamente à Coordenação de Pesquisa do Campus Serra do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O CAP é composto por:

- O Coordenador de Pesquisa do Campus, que atua como presidente;

- O Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão;

- Um representante titular de cada Grupo de Pesquisa do Campus, devidamente credenciado junto ao CAP.

Os representantes de cada grupo de pesquisa devem ter suplentes, ambos lotados no Campus Serra, sendo que o suplente só poderá votar na ausência do titular.

A participação no CAP se dá por meio do credenciamento dos grupos de pesquisa, que precisam estar registrados e certificados no diretório do CNPq, além de manter projetos de pesquisa institucionalizados em execução.

Entre as principais competências do CAP estão:

- Deliberar sobre o uso de recursos financeiros e patrimoniais destinados à pesquisa;

- Gerenciar o uso dos espaços físicos dos laboratórios de pesquisa;

- Propor alterações em seu regulamento, sujeito à aprovação da Direção do Campus;

- Tratar de assuntos diversos relacionados à pesquisa, conforme solicitado pelo Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão.

Esse comitê é fundamental para a gestão e o desenvolvimento da pesquisa no Campus Serra, promovendo a organização e o suporte necessários às atividades de pesquisa.