Núcleo de Educação Ambiental
Índice de Artigos
Núcleo de Educação Ambiental
Vinculado à Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) é o órgão de natureza propositiva, consultiva e executiva, encarregado de integrar ações de educação ambiental no campus e disseminar técnicas de manejo dos recursos naturais de maneira sustentável.
As ações do NEA são concretizadas por meio de programas, projetos, eventos e atividades socioambientais.
2023: Oficina de sabão= Professor Mauro Cesar Dias, Campus Vila Velha, a convite da professora Náuvia Maria Cancelieri, junto a monitores voluntários do curso de Química Industrial, ministraram curso teórico e prático de confecção de sabão a partir de óleo de cozinha.





Meliponicultura é a atividade de criação de abelhas sem ferrão, também chamadas de abelhas nativas. Estes insetos desempenham um papel fundamental na conservação da biodiversidade ao polinizar diversas espécies de plantas, além de contribuírem para a geração de renda de forma sustentável, a citar a produção de mel, própolis, cera.
Em novembro de 2024 foi realizado o Minicurso de Iniciação à Meliponicultura. O treinamento foi organizado pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) em parceria com a AMES (Associação dos Meliponicultores do Espírito Santo) e contou com o palestrante Viera da Mota.
Participantes do minicurso
Material do Minicurso
Março/2019: Inauguração da primeira usina fotovoltaica do Ifes, com instalação de 425 painéis solares e investimento de R$ 490.000,00 adevindo de emenda parlamentar.
2019: Instalação nas torneiras dos banheiros de redutor de tempo de torneira aberta. Ação da Coordenadoria de Engenharia e Manutenção.
Tampinhas plásticas
Junho/2020 a Março/2024: Campanha de coleta com implantação de ponto de recolhimento de tampinhas plásticas para destinar ao Grupo Ação Animal ES, que realiza a venda das tampinhas para custear castração de animais em situação de rua.

Março/2024: Início da parceria com o Sindiplast por meio do Programa Tampinha do Bem para coleta de tampinhas plásticas e destinação do recurso aos Núcleos e Grupo de discentes.

Buchas
Outubro/2023: Um coletor para buchas usadas foi disponibilizado ao lado da recepção, ação em parceria com o Hospital Silvestres. O material coletado será destinado ao Programa de Reciclagem Scoth-Brite, que transforma as buchas em matéria-prima para a produção de novos objetos, como bancos e lixeiras.
Participe e contribua para a sustentabilidade!
De Olho no Óleo
Junho/2023: Parceria com a Prefeitura de Serra que disponibilizou um coletor e material informativo sobre a coleta do óleo de cozinha usado. A comunidade do Campus pode assim depositar garrafa com óleo no coletor próximo a recepção, o material será utilizado nas oficinas de confecção de sabão oferecidas no Campus ou destinado a associação de bairro.
Coletor de baterias e pilhas
Em corredores do Campus há coletores de pilhas e baterias para permitir aos usuários a destinação correta desses materiais. O material de tempos em tempos é recolhido e direcionado a empresas que fazem o correto descarte.
2024
Capítulos de livros:
AGNEZ, E. M. ; SECCHIN, I. L. ; GUIMARAES, M. ; ALMEIDA, M. F. . Desenvolvimento de uma Filamentadora para Reaproveitamento de Plástico no Uso de Impressão 3d. In: MARUYAMA, U. ; FAXINA, FABIANA ; LOPES, C. L. J. ; TEDESCO, G. M. I.. (Org.). Ações de sustentabilidade na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 1ed.São Luís: EDIFMA, 2024, v. , p. 148-153.
GUAITOLINI, T. M. ; FERREIRA, P. G. ; SILVA, D. P. ; BIRCHLER, E. A. ; ALMEIDA, M. F. . Curva de Carga Baseada na Modelagem de um Sistema Fotovoltaico, um Estudo de Caso no Brasil. In: MARUYAMA, U. ; FAXINA, FABIANA ; LOPES, C. L. J. ; TEDESCO, G. M. I.. (Org.). Ações de sustentabilidade na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 1ed.São Luís: EDIFMA, 2024, v. , p. 190-194.
DELAZARE, E. C. ; NOBRE, I. A. ; ALMEIDA, M. F. ; CUNHA, M. G. A. . Gestão Sustentável por Meio da Aplicação do Protocolo -Captura, Esterilização e Devolução - em uma Colônia de Felinos no IFES. In: MARUYAMA, U. ; FAXINA, FABIANA ; LOPES, C. L. J. ; TEDESCO, G. M. I.. (Org.). Ações de sustentabilidade na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 1ed.São Luís: EDIFMA, 2024, v. , p. 365-369.
Link para todos os trabalhos: https://editora.ifma.edu.br/index.php/edifma/catalog/book/82)
GAMBÁ
NÃO transmite doenças
NÃO produz substância fétida
NÃO são animais agressivos
Fingir de morto é um comportamento de defesa
Ajudam o meio ambiente ao dispersar sementes, alimentar-se de animais peçonhentos, e no controle de zoonoses.
Os gambás são mamíferos marsupiais que pesam até 2Kg, medindo cerca de 98cm. As fêmeas possuem um marsúpio, também chamada de bolsa, onde os filhotes ficam protegidos e são amamentados até seu completo desenvolvimento, cerca de 3 meses.
Viu um gambá no Campus?
Não se aproxime
Se ele aparentar ferido, doente ou órfão, informe ao setor da CAE
Gambá na área do Campus
Gambá sobre uma árvore
Redes Sociais