Página inicial > Notícias > Workshop de Robótica Educacional na RoboCup recebe inscrições

Workshop de Robótica Educacional na RoboCup recebe inscrições

Publicado: Quarta, 09 de Julho de 2014, 12h35 | Última atualização em Segunda, 23 de Janeiro de 2017, 09h19

Nos próximos dias 22 e 23 de julho acontece o Workshop de Robótica Educacional, dentro da programação da RoboCup 2014, campeonato de robótica considerado o mais importante do mundo na atualidade. Este ano, a cidade de João Pessoa (PB) recebe toda a programação do evento. O workshop tem inscrições gratuitas e visa apresentar, discutir e avaliar as atuais políticas e práticas educacionais que fazem uso da robótica nas escolas do país.

O professor Felipe Nascimento Martins, do Campus Serra do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), participa da organização da RoboCup como Local Chair da categoria Junior Soccer e também será um dos palestrantes do workshop. Felipe, que é ainda membro do Núcleo de Estudos em Robótica e Automação (Nera), vai falar sobre o uso de Arduíno em robótica.

“O Arduíno é uma plataforma para desenvolvimento de aplicações que está sendo cada vez mais usada em robótica porque facilitou muito para o aluno sair do zero e criar alguma coisa com eletrônica. Tem sido uma opção para quem não tem muita experiência de entrar nesse mundo da robótica”, explica.

Felipe comenta que o workshop é uma oportunidade para os professores e também estudantes refletirem sobre o uso da robótica na escola, como fator de motivação para aprendizagem de uma série de conceitos, desde o ensino fundamental.

“Tentamos motivar os alunos a descobrirem que as carreiras técnico-científicas não são tão difíceis e podem ser prazerosas. Com a robótica, o aluno sai do abstrato e aprende conceitos de Matemática, Física, por exemplo. Se tem problema prático para lidar, tudo começa a ter significado para ele. Mesmo que no futuro não opte por uma carreira em tecnologia, isso ajuda muito o estudante, em qualquer área”, diz o professor.

Ele conta também que ex-alunos do Ifes vão participar do workshop, conduzindo um minicurso que ensina a montar um papagaio usando o Arduíno. Para conferir a programação completa e fazer a inscrição, acesse a página do Workshop de Robótica Educacional na RoboCup.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria