Última semana para participar da Autoavaliação Institucional do Ifes
Termina nesta sexta-feira (7) o prazo para que servidores e estudantes possam participar da Autoavaliação Institucional do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), por meio do questionário eletrônico. O login para acessar o sistema é feito com o número de matrícula, no caso dos alunos, ou Siape, para servidores.
A Autoavaliação Institucional é feita periodicamente e tem como objetivo auxiliar os gestores na tomada de decisões, a partir da percepção da comunidade sobre os cinco eixos utilizados pelo MEC para a Avaliação Institucional (Avalies), que compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Além desta ferramenta, o Sinaes conta ainda com uma prova que mede o desempenho dos estudantes, o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes (Enade) e a Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG), que é o plano de visitas feitas por comissões de especialistas das respectivas áreas de conhecimento.
A autoavaliação é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação do Ifes (CPA), órgão colegiado formado por membros de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representantes da sociedade civil organizada. Os resultados serão divulgados pelas comissões setoriais em todos os campi, após a sistematização dos dados. O relatório final da autoavaliação será encaminhado ao MEC em março de 2015.
O Ifes opta por incluir também os alunos dos cursos técnicos em sua autoavaliação apesar do Sinaes tratar do ensino superior, uma vez que são medidos itens de infraestrutura e implementação de políticas acadêmicas, por exemplo. Após o conhecimento dos itens mensurados, os gestores dos campi e da reitoria apresentam planos de ação cuja eficácia será medida na Autoavaliação Institucional do ano seguinte.
Eixos
Na Autoavaliação Institucional são considerados os cinco eixos indicadores especificados na Portaria MEC nº 92, de 31 de janeiro de 2014. Para respondê-los, os alunos e servidores do Ifes devem utilizar questionários específicos para seu segmento, elaborados pela CPA.
No Eixo 1 (Planejamento e Avaliação Institucional) são analisados os itens referentes à própria autoavaliação, como a divulgação do relatório final e a qualidade do conteúdo para o subsídio de planejamento e ações da instituição.
O Eixo 2 (Desenvolvimento Institucional) tem as perguntas que relacionam a missão e visão da instituição com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Para respondê-las com mais segurança, é importante que o avaliador conheça o PDI, que é atualizado periodicamente.
O Eixo 3 (Políticas Acadêmicas) trata das políticas e ensino e das ações acadêmico administrativas. Nesta fase, o avaliador pode opinar sobre a atualização curricular e a utilização de material didático-pedagógico, por exemplo. É também nesta parte do questionário que alunos e servidores demonstram sua percepção sobre a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, além de itens sobre a comunicação da instituição com as comunidades interna e externa.
Já o Eixo 4 (Políticas de Gestão) permite que a comunidade expresse sua opinião acerca da gestão institucional, como os órgãos de representação, o organograma institucional e a atuação dos diretores administrativos, de pesquisa e extensão dos campi, além da Reitoria.
O Eixo 5 (Infraestrutura) serve para avaliar as condições dos campi, incluindo banheiros, bibliotecas, salas de aula e laboratórios, por exemplo. As perguntas devem ser respondidas considerando itens específicos de cada aspecto de infraestrutura avaliado. Para avaliar os espaços de convivência e de alimentação por exemplo, devem ser consideradas a quantidade, a dimensão, a limpeza, a iluminação, a acústica, a ventilação, a segurança, a acessibilidade e a conservação.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria
Redes Sociais