Página inicial > Notícias > Servidores do Ifes podem doar banners para projetos de bolsas ecológicas

Servidores do Ifes podem doar banners para projetos de bolsas ecológicas

Publicado: Segunda, 20 de Mai de 2013, 16h26 | Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2017, 13h05

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes doará lonas publicitárias para a oficina Equillibrium, da Penitenciária Estadual de Vila Velha – PEVV, em Xuri, e para o Projeto Mulheres Mil realizado pelo campus Piúma. Os servidores podem doar banners antigos e não utilizados e, deste modo, colaborar com as iniciativas dos projetos.

As doações poderão ser entregues na portaria do prédio da Reitoria, de 27 a 29 de maio e nos dias 3 e 4 de junho. A entrega dos donativos para a oficina ocorrerá no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.

Projeto Equillibrium

A oficina Equillibrium, realizada na unidade prisional em Vila Velha, é o resultado do Projeto Equillibrium, uma iniciativa idealizada por Mikka Wentz, coordenadora do projeto, com o apoio da Diretoria de Ressocialização Prisional da Secretaria de Justiça do Espírito Santo. O projeto realiza o processo de reaproveitamento de banners para a confecção de bolsas ecológicas. A fabricação das peças é feita pelos internos da penitenciária Xuri, em um processo que minimiza os efeitos do encarceramento, além de resgatar o potencial criativo, trabalhador, e cidadão dos internos.

A renda proveniente da comercialização dos produtos é destinada para o auxílio dos internos e de suas famílias, além da manutenção e sustento da oficina. A atividade também colabora para a ressocialização dos envolvidos e propõe uma oportunidade de trabalho para que eles se qualifiquem como empreendedores e produtores artesanais. Além da qualificação, o projeto colabora para a sensibilização, conscientizando os internos sobre a importância em preservar o meio ambiente.

O projeto Equillibrium é mantido especialmente por meio das doações dos materiais necessários para a confecção dos produtos, as lonas publicitárias.

Projeto Mulheres Mil

O Mulheres Mil é um programa realizado pelo Governo Federal, que visa ao acesso à educação, à promoção da igualdade entre sexos e ao combate à violência contra a mulher. Além disso, o projeto tem como prioridade a formação profissional e tecnológica de mulheres inseridas em um contexto de desvalorização social e econômica.

O Ifes aderiu ao Mulheres Mil em 2011, e desde então, os campi do Instituto realizam atividades voltadas para o programa. O campus Piúma já está no seu segundo ano de realização das atividades relacionadas ao programa, com a oferta de cursos de Culinária e Artesanato. No primeiro ano, o campus capacitou cem mulheres da região de Piúma, e neste ano prevê a capacitação de outras cem.

As coordenadoras do programa no campus, Gláucia Marize Amaral e Maria Maschio Rodrigues, iniciaram um projeto para a disciplina de artesanato. A ideia envolve convidar artesãs da região a ensinarem a confecção de bolsas, carteiras e porta-moedas ecológicas para as alunas, ressaltando a ideia de sustentabilidade e reciclagem para as participantes. As aulas estão previstas para o fim do mês de maio.

Fonte: Assessoria de Comunicaçõa Social - Reitoria