Servidor do Neab ministra palestra em evento de educação matemática
O coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – Neab do Ifes, Gustavo Henrique Forde, ministrou a palestra "Etnomatemática: africanidades e formação de professores", encerrando o IV Encontro de Educação Matemática do Nordeste Mineiro, ocorrido de 24 a 26 de outubro, em Teófilo Otoni, Minas Gerais.
A palestra mostrou as contribuições negroafricanas no pensamento matemático e como essas contribuições aparecem no ensino da Matemática. “Há possibilidades de nós trabalharmos o ensino matemático a partir de uma matriz africana, ou seja, um ensino com formação na África”, explica Gustavo. Segundo ele, o ensino da Matemática é prioritariamente de origem grecorromana e europeia e, com isso, as contribuições do pensamento africano na Matemática é quase invisível.
Neab
O Neab se dedica a ações de ensino, pesquisa e extensão com foco em relações étnico-raciais e afrodescendência. A iniciativa contempla os pressupostos da Lei nº 10.639/03, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na Educação do Ensino Fundamental e Médio do país.
O núcleo é composto por professores, alunos e técnicos-administrativos que se reúnem periodicamente no campus Vitória. Os interessados em conhecer a proposta de trabalho ou em participar das reuniões do Neab podem entrar em contato com Gustavo Henrique Araújo Forde, por meio do e-mail neab@ifes.edu.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Redes Sociais