Página inicial > Notícias > Semana "São José do Queimado: Patrimônio Cultural Afro-Brasileiro" destaca luta pela liberdade da história do povo negro no ES

Publicado: Segunda, 20 de Março de 2023, 09h44 | Última atualização em Segunda, 20 de Março de 2023, 10h19

A semana “São José do Queimado: Patrimônio Cultural Afro-Brasileiro” aconteceu nos dias 16 e 17 de março, em homenagem ao dia da Revolta do Queimado, 19 de março, ocorrida há 174 anos. Trata-se do mais relevante movimento de luta pela liberdade da história do povo negro no Espírito Santo e se inscreve no rol das principais insurgências do período imperial no Brasil.

Na quinta-feira (16), a comunidade escolar lotou o auditório do Campus Serra para assistir os episódios “A revolta e outras memórias” e “Queimado e a Educação”, que integram uma série de quatro filmes produzida pelo Neabi entre os anos de 2019 e 2021.

Na sexta-feira (17), foi a vez de recebermos as visitas dos professores Amarildo Lemos e Irineu Cruzeiro, que presenteou os estudantes do Campus e o Fórum dos Neabis do Ifes com exemplares da 5ª edição do livro “A revolta do Queimado”, de Afonso Cláudio.

O evento foi promovido pela disciplina optativa “Educação para as Relações Étnico-Raciais”, ministrada pelo prof. Diego Alves.

semana são jose do queimado site1

semana são jose do queimado site2

semana são jose do queimado site