Página inicial > Notícias > Representantes do Ifes participam do lançamento da Recepac

Representantes do Ifes participam do lançamento da Recepac

Publicado: Segunda, 14 de Outubro de 2013, 14h25 | Última atualização em Segunda, 22 de Mai de 2017, 09h56

Representantes do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes estiveram presentes na solenidade de lançamento da Rede de Cooperação em Estudos, Extensão e Pesquisa sobre o Ambiente Costeiro Capixaba – Recepac. O assessor para Implantação de Polos de Inovação do Ifes, Tadeu Pissinati Sant’Anna, e os professores Clayton Peronico e Fabiano Biacucci participaram do evento em Aracruz, que marcou a adesão de 16 entidades, entre públicas e privadas, incluindo o Ifes, à rede.

A iniciativa é uma das contrapartidas previstas na licença de instalação do Estaleiro Jurong Aracruz e tem o objetivo de promover a produção e o compartilhamento de conhecimento nos ambientes costeiros do Estado, especialmente em favor da recuperação e conservação, além do desenvolvimento socioeconômico.

Segundo Tadeu Pissinati Sant’Anna, a intenção da Recepac é lançar, a partir do primeiro semestre de 2014, editais anuais que vão selecionar projetos pertinentes à sua finalidade, como por exemplo, na área de monitoramento ambiental e recuperação de ecossistemas, gerando inovação tanto no campo tecnológico quanto no social e cultural. A proposta é, assim, ajudar a mitigar os impactos da implantação do estaleiro.

A verba destinada para o financiamento desses projetos pelo Estaleiro Jurong será de R$ 1 milhão por ano. O foco principal da rede serão programas em Aracruz e Fundão, entretanto Sant’Anna destaca que a intenção é beneficiar todo o Estado, expandindo também as parcerias.

Ele lembra que o Ifes teve um importante papel de articulação para a adesão final de todas as instituições que agora fazem parte da Recepac. Isso porque o Instituto mantém, desde 2010, acordos de cooperação técnica com a Jurong, com a capacitação de alunos e professores no exterior.

São agora membros da rede: Federação das Indústrias do Espírito Santo; Fundação das Associações do Terceiro Setor do Espírito Santo; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira; Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural; Prefeitura de Aracruz; Prefeitura de Fundão; Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho; Secretaria do Patrimônio da União; Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo; e Universidade Federal do Espírito Santo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria