Página inicial > Notícias > Representantes da Embrapii visitam o Ifes

Representantes da Embrapii visitam o Ifes

Publicado: Quarta, 16 de Julho de 2014, 12h31 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2016, 17h15

Representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) visitaram o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) na última sexta-feira (11). Essa foi uma de várias visitas que eles estão realizando com o objetivo de conhecer a realidade dos Institutos Federais, seu funcionamento e seu relacionamento com as empresas. As informações adquiridas servirão para balizar as próximas chamadas públicas da organização para implantação de polos de inovação, além de conhecer a capacidade técnica do Ifes para abrigar um polo no Estado.

Veja a galeria de imagens

Pela manhã, os representantes da Embrapii estiveram no Campus Serra, onde visitaram os laboratórios exclusivos para pesquisa e a Incubadora. Lá eles conheceram os produtos criados pelas empresas incubadas InTechno e Zaruc.

Antes de percorrerem o campus, foi realizada uma reunião com o assessor de Implantação de Polos de Inovação do Ifes, Tadeu Pissinati; o pró-reitor de Extensão, Renato Tannure; o diretor de Pesquisa do Ifes, André Pires; o diretor de Extensão Tecnológica, Francisco Rapchan; o diretor-geral do Campus Serra, José Geraldo Orlandi; a diretora de Pesquisa e Extensão do campus, Karin Satie Komati; o professor do campus Vitória, João Batista Conti; e a servidora Claudia Ayres.

A parte da tarde foi reservada para que os dirigentes da Embrapii participassem da reunião do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás, na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Durante a reunião, representantes de segmentos empresariais e instituições ligadas à pesquisa e desenvolvimento (P&D) expuseram dados sobre o arranjo produtivo local e a relação entre a inovação tecnológica e a economia do Espírito Santo.

A visita terminou com visita ao Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análises de Petróleos (LabPetro), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Os convidados conheceram as atividades desenvolvidas por pesquisadores da Ufes e do Ifes no Núcleo de Competências em Química do Petróleo.

Os polos visam à inovação tecnológica na indústria por meio da pesquisa aplicada. A partir do investimento de empresas parceiras, a proposta incentiva o desenvolvimento dos processos e produtos industriais no país. A atividades dos polos de inovação serão norteadas de acordo com demandas de empresas ou grupos de empresas por inovações tecnológicas. Essas empresas entram como parceiras no financiamento.

Embrapii

A Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) foi formalmente constituída em maio de 2013 e qualificada como Organização Social pelo Poder Público Federal em setembro de 2013. A assinatura do Contrato de Gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovacão – MCTI ocorreu em 2 de dezembro de 2013, tendo o Ministério da Educação – MEC como instituição interveniente. Os dois órgãos federais repartem igualmente a responsabilidade pelo seu financiamento.

A contratação da Embrapii tem o objetivo de incentivar o reconhecimento das oportunidades de exploração das sinergias entre instituições de pesquisa tecnológica e empresas industriais para fortalecimento da capacidade de inovação no país. A Embrapii atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria