Página inicial > Notícias > PRPPG divulga resultado do edital de distribuição de bolsas Pict

PRPPG divulga resultado do edital de distribuição de bolsas Pict

Publicado: Segunda, 14 de Julho de 2014, 14h26 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2016, 17h35

A Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou a lista de contemplados nos editais de seleção de alunos para o Programa Institucional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Pict). Todos os Planos de Trabalho classificados nos editais PRPPG 05, 06 e 07/2014 foram contemplados.

As bolsas serão financiadas com recursos próprios do Ifes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes). O CNPq divulgou o resultado do seu edital para alunos bolsistas nesta terça-feira (8). Já a Fapes anunciou o resultado de seu edital nesta quarta-feira (9).

Ao todo, 353 estudantes do Ifes receberão bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e do Pibic – Ensino Médio (EM). O número representa um aumento em relação à quantidade de bolsas do ano passado. Em 2013, 304 alunos foram contemplados nos editais Pict com bolsas dessas mesmas fontes de financiamento.

Os referidos editais têm o objetivo de estimular estudantes do ensino médio, técnico e graduação a desenvolverem novas tecnologias e soluções inovadoras (no caso do Pibiti), além de despertar a vocação científica e incentivar novos talentos (Pibic). Segundo o diretor de Pesquisa do Ifes, André Assis Pires, a capacidade de contemplar todos os planos de trabalho inscritos com bolsas representa um salto da instituição no fomento à pesquisa.

“A pesquisa é um importante componente na formação dos alunos, pois permite aliar teoria e prática. Além disso, muitas pesquisas estão diretamente associadas à solução de demandas da sociedade, o que fortalece o cumprimento da missão institucional do Ifes”, comemora André.

Documentação
Os orientadores contemplados têm até o dia 17 de julho para apresentar ao diretor de pesquisa de cada campus a documentação necessária para o recebimento das bolsas. Além de um termo de compromisso que deve ser assinado pelo bolsista e pelo orientador, os bolsistas devem indicar os dados bancários para o recebimento do valor da bolsa.

Para os bolsistas cuja a origem do recurso financeiro seja o CNPq e o Ifes, só serão aceitas contas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Já os bolsistas Fapes deverão possuir conta corrente no Banestes.

Os projetos serão desenvolvidos a partir de 1º de agosto de 2014 e devem durar até o mês de julho de 2015.
Resultado Pibic
Resultado Pibic Ensino Médio