Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > PRPPG divulga edital do Prociência
Início do conteúdo da página

PRPPG divulga edital do Prociência

Publicado: Sexta, 12 de Mai de 2023, 11h09 | Última atualização em Sexta, 12 de Mai de 2023, 11h11

Seleção visa conceder apoio a pesquisadores para aquisição de material de consumo.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) divulgou edital do Programa Institucional de Apoio à Ciência (Prociência), que tem como objetivo conceder apoio a pesquisadores na modalidade de auxílio a material de consumo. O edital nº 11/2023 está disponível em: sigpesq.ifes.edu.br.

Podem participar da seleção pesquisadores que possuem projetos vigentes no Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Picti) no ano de 2023/2024 e cadastrados junto à Diretoria de Pesquisa do Ifes. As inscrições começam em 1º de agosto, pelo Sistema Integrado de Pesquisa, o Sigpesq.

De acordo com o edital, o apoio projetos de pesquisa é uma estratégia para ampliar a produção científica e publicações dos pesquisadores do Ifes por meio de financiamento próprio. Também visa estimular os servidores a participarem de atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, consequentemente fortalecendo os grupos de pesquisa e a pós-graduação da instituição.

O auxílio poderá ser integral ou parcial até o limite de R$ 2.500 por proposta contemplada e os servidores contemplados receberão o recurso diretamente na conta-corrente. As propostas serão classificadas de acordo com a área de concentração assinalada pelo proponente no momento da inscrição.

O auxílio deve ser destinado para aquisição de materiais e insumos utilizados para o desenvolvimento da pesquisa, que, com o uso, manuseio e estocagem, esgotam-se ou perdem a identidade física em razão de suas características de mutabilidade, perecimento e fragilidade. Não serão financiados materiais permanentes (que geram patrimônio) e serviços de terceiros (pessoas físicas e jurídicas).

O material solicitado deve ser compatível com o desenvolvimento da pesquisa relacionada à proposta aprovada. Segundo o edital, são considerados materiais de consumo: material de laboratório em geral; material de informática; material para áudio, vídeo e foto; material de papelaria e escritório; material de irrigação; insumos agrícolas; material elétrico, eletrônico e hidráulico; material educativo e esportivo; material de caça e pesca; ferramentas em geral; peças de reposição; animais para estudo e pesquisa; sementes, mudas de plantas; próteses, órteses, etc.; entre outros.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes

registrado em:
Fim do conteúdo da página