Página inicial > Notícias > Projetos de estudantes são destaque no LEDS Week do Campus Serra

Projetos de estudantes são destaque no LEDS Week do Campus Serra

Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2023, 09h34 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2023, 10h00

Aconteceu entre os dias 28 a 31 de março, nos Campi Serra e Colatina, o Leds Week. O evento foi em comemoração aos 10 anos do Laboratório de Extensão em Desenvolvimento de Soluções (LEDS).

A abertura do evento contou com a presença do Magnífico Reitor do Ifes, Prof. Jadir José Pela; do Pró-reitor de Pesquisa, Prof. André Romero; do Diretor-Geral, Gilmar Luiz Vassoler; do Diretor Presidente da FAPES, Prof. Denio Rebello Arantes; do Diretor de Inovação da FAPES, Prof. Elton Siqueira de Moura; do Diretor Técnico-Científico da FAPES, Prof. Celso Alberto Saibel Santos; da Subsecretária de Inovação da Prefeitura da Serra, Vanessa Gusmão Silva; do Diretor-Presidente da FACTO, Prof. Renato Tannure Rotta de Almeida; além de diretores, servidores, alunos e ex-alunos do Campus Serra.

Os professores do LEDS apresentaram o programa de extensão, seus objetivos, trajetória e conquistas. Alguns ex-alunos, hoje bem colocados no mercado de trabalho, também vieram prestigiar o evento e dar seus depoimentos. Ao final, os presentes cantaram parabéns para comemorar os 10 anos do laboratório.

Os demais dias do evento contaram com palestras sobre inovação e apresentações dos projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos no LEDS. Os projetos Pink Pepper - Determinação da Qualidade Produtiva dos Frutos da Aroeira usando Inteligência Computacional, SmartIdea - Uma Plataforma de Validação e Prototipação de Ideias e IAmHere - Chamadas Escolares por Reconhecimento Facial foram apresentados pelos alunos e professores, gerando discussões interessantes com a plateia. Além disso, houve uma maratona de prototipação Hackathon com os alunos nos Campi Serra e Colatina, gerando 9 protótipos de aplicativos.

Na visão dos organizadores, o evento foi muito positivo, permitindo aos alunos, servidores e à comunidade conhecer melhor o LEDS e os serviços prestados. Ao todo, o evento contou com mais de 300 participantes. Além disso, o evento deu visibilidade ao programa, abrindo possibilidades de parcerias com entidades locais.

Desde sua criação, o LEDS tem trabalhado por meio de projetos tecnológicos na integração entre academia e mercado, estando presente em 5 campi do Ifes e tendo realizado mais de 30 projetos de extensão tecnológica, envolvendo mais de uma centena de alunos. Para conhecer melhor o LEDS acesse a página institucional leds.serra.ifes.edu.br ou o perfil no Instagram @ledsifes.

A equipe do LEDS agradece à Fapes pelo apoio fundamental para viabilizar a realização do evento.

leds 10 anos

leds week 10 anos