Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Projetos de alunos do campus Serra são premiados em evento de Florianópolis
Início do conteúdo da página

Projetos de alunos do campus Serra são premiados em evento de Florianópolis

Publicado: Quarta, 27 de Março de 2013, 12h20 | Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2017, 16h20

Dois trabalhos desenvolvidos por alunos do campus Serra foram apresentados em evento técnico-científico voltado para a área de computação. O Computer on the Beach 2013 – COTB 2013 tem como público-alvo alunos de cursos de computação e visa a reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas. O evento foi realizado de 15 a 17 de março em Florianópolis, Santa Catarina.

O projeto "Otimização de Sistema de Identificação de Pontos de Bifurcação em Vasos Sanguíneos de Imagens de Retina usando GPU" tem o intuito de avaliar o tempo de processamento de algoritmos de esqueletização e identificação de pontos de bifurcação de duas formas, com e sem o uso da Graphics Processing Unit – GPU. Para a implementação da versão com GPU, foi usado o Cuda, uma plataforma de computação paralela criada pela NVIDIA. O projeto, premiado com uma menção honrosa na categoria pôsteres, foi produzido pela aluna Juliana Guimarães, orientada pelos professores Flávio Lamas e Karin Komati.

Já o trabalho “Mapeamento conceitual entre o protocolo OpenFlow e a recomendação ITU-T G.805” é a primeira etapa para a construção de uma aplicação inteligente para o suporte de redes definidas por software (SDN). O projeto foi desenvolvido pelos alunos Victor Amorim dos Santos e Cássio Reginato, orientados pelos professores Maxwell Monteiro e Karin Komati.

Projetos são apresentados em Concurso de Trabalhos Técnicos
No mesmo evento, dois trabalhos de estudantes do curso Técnico em Informática do campus Serra participaram do Concurso de Trabalhos Técnicos. O "Kit de robótica educacional baseado em hardware livre" foi produzido pelas alunas Luiza Pin e Débora Oliveira, orientadas pelo professor Eduardo Max Amaral. O projeto foi premiado com uma menção honrosa na categoria de trabalhos técnicos.

O objetivo do trabalho foi o desenvolvimento de uma estrutura móvel, equipada com uma placa Arduino e um controlador externo utilizados como plataforma de desenvolvimento de algoritmos. Para isso, foi criado um robô autônomo que desvia de obstáculos utilizando-se de componentes de baixo custo. Ele se desloca sobre uma superfície plana e tem sua trajetória controlada pelo computador.

Outro trabalho é o "Planejador de Rota baseado na Geometria de Manhattan", realizado pelos estudantes Alvaro de Almeida, Wesley Simmer e Wagner da Trindade, orientados pelo professor Eduardo Max Amaral. O projeto apresenta um sistema de geração de rota para ser utilizado por um robô com acionamento diferencial. Este sistema é baseado na decomposição do ambiente em células exatas e na heurística da geometria do táxi. O objetivo foi analisar a eficiência dessa técnica de navegação de robôs autônomos no contexto de um robô com restrições de movimento e de sensoriamento.

A avaliação do Concurso de Trabalhos Técnicos foi conduzida em duas fases. Na primeira, os trabalhos submetidos foram avaliados por especialistas, e apenas 14 trabalhos do Brasil inteiro foram selecionados. Na segunda fase, houve uma apresentação oral do trabalho, e foi considerada a qualidade da apresentação feita pelos autores.

Outras informações estão disponíveis no site do evento.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página