Programas Pibid e Residência Pedagógica selecionam supervisores e preceptores
Confira os editais.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) seleciona, durante o mês de julho, professores da rede pública de ensino interessados em participar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), como supervisores, e do Programa de Residência Pedagógica, como preceptores. Serão selecionados 21 professores no Pibid e 15 professores no Residência Pedagógica para receberem bolsas de R$ 765,00 por até 18 meses.
O Pibid e a Residência Pedagógica são ações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e integram a Política Nacional de Formação de Professores. O Pibid tem por objetivo proporcionar o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da primeira metade de seu curso. Já a Residência Pedagógica destina-se aos alunos que estejam na segunda metade do curso de Licenciatura, ou seja, tenham cumprido ao menos 50% da carga horária prevista.
Os supervisores do Pibid e os preceptores da Residência Pedagógica são professores da educação básica responsáveis por planejar, acompanhar e orientar os licenciandos nas escolas-campo. Devem ter formação na área da licenciatura do projeto, possuir pelo menos dois anos de experiência no magistério e pertencer ao quadro de docentes de uma das escolas habilitadas pelas secretarias de educação.
O período de inscrições será de 21 a 26 de julho de 2020 para os dois programas e as atividades iniciarão a partir de agosto, mesmo que remotamente.
Acesse:
Edital 01/2020 - Residência Pedagógica - Preceptores
Edital 02/2020 - Pibid - Supervisores
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ifes
Redes Sociais