Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Programa de intercâmbio para estudantes da rede pública recebe inscrições
Início do conteúdo da página

Programa de intercâmbio para estudantes da rede pública recebe inscrições

Publicado: Quarta, 09 de Julho de 2014, 12h41 | Última atualização em Segunda, 23 de Janeiro de 2017, 09h15

O Programa Jovens Embaixadores está com inscrições abertas, até 8 de agosto. O programa é dirigido a estudantes brasileiros da rede pública de ensino, com idade entre 15 e 18 anos, que são líderes em suas comunidades, possuem excelência acadêmica e fluência em Inglês, entre outros requisitos. Os selecionados passam três semanas nos Estados Unidos, exercendo atividades acadêmicas e culturais.

O intercâmbio é oferecido anualmente pela Embaixada dos EUA a uma média de 35 alunos da rede pública de todo o Brasil. Em 2013, João Marcos Preato Deolindo, estudante do curso Técnico em Eletrotécnica integrado a Ensino Médio do campus São Mateus, foi o único representante do Espírito Santo no programa. Ele foi selecionado com outros 36 estudantes do ensino médio da rede pública.

A seleção é feita em três etapas: inscrição na página do programa no Facebook; prova escrita e entrevista.

O programa
Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. Os selecionados viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos.

Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam em oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Após essa primeira semana em Washington, o grupo é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos. Nos estados-anfitriões, eles são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades sociais e culturais na comunidade e fazem apresentações sobre o Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria

registrado em:
Fim do conteúdo da página