Página inicial > Notícias > Professores do Ifes têm participações em publicações e eventos

Professores do Ifes têm participações em publicações e eventos

Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2013, 11h08 | Última atualização em Sexta, 19 de Mai de 2017, 11h25

Duas professoras do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes terão seus trabalhos reconhecidos nessa semana em dois eventos distintos: um deles será o concurso sobre acessibilidade realizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ e o outro o Simpósio Internacional de Informática Educativa.

Sandra Margon, auditora do campus Santa Teresa, foi selecionada como uma das vencedoras do concurso realizado pela UFRRJ “Apareça com a GEMTE”. O trabalho ganhador foi resultado da pesquisa de Mestrado em Educação Agrícola da professora, e trata sobre a criação de um Protocolo para Avaliação de Acessibilidade Física no campus Santa Teresa.

A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá na segunda-feira (11). Os vencedores do concurso receberão em mãos o prêmio GEMTE, uma medalha e certificado de menção honrosa pelo seu trabalho e participação. Além disso, os artigos serão publicados na terceira edição da revista universitária “Destinos - Olhares Além da Fachada” e no site UFRRJ. Um jantar em restaurante com direito a acompanhante também será fornecido como premiação especial pelo Conselho e equipe editorial da revista.

O concurso de tema “Ciência e Inovação para Acessibilidade" teve como objetivo contribuir para a sensibilização social a respeito da pessoa com deficiência, estimulando a acessibilidade, a mobilidade urbana e a inclusão social. A realização acontece pela Coordenadoria do Grupo de Estudos em Marketing, Tecnologia e Ecologia - GEMTE do Departamento de Administração e Turismo da UFRRJ.

Já a professora Vanessa Battestin Nunes do grupo de pesquisa do Ifes Educação e Tecnologia – Eductec, localizado no campus Serra, estará presente no XV Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE, que acontece de 13 a 15 de novembro na cidade de Viseu, em Portugal.

Ela apresentará o artigo científico, produzido em conjunto com as professoras Isaura Alcina Martins Nobre e Marize Lyra Silva Passos, também do grupo Eductec. O trabalho é resultado da pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs na comunicação dos integrantes de um curso de Pós-Graduação em Informática na Educação, em um modelo de gestão participativa.

O SIIE é um fórum internacional de apresentação, discussão e reflexão em torno do desenvolvimento e práticas no domínio das TICs em Educação. O evento proporciona um espaço de encontro e debate entre investigadores, representantes institucionais e educadores de diversos países.

Publicação de trabalho

O professor de Química do campus Vila Velha Arlan da Silva Gonçalves teve artigo aprovado na revista científica The Journal of Biological Chemistry - JBC. O trabalho, intitulado “Evidences of ternary complex formation in Trypanosoma cruzi trans-sialidase catalysis”, trata do estudo da enzima Trans-sialidade, um alvo molecular no tratamento da doença de Chagas.

Durante a produção do artigo, Arlan teve a colaboração de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e da Griffith University, na Austrália.

A JBC é uma revista de alto impacto internacional nas áreas de Química biológica, Biomedicina e Biologia Molecular. Saiba mais sobre o artigo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria