Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Professores do Campus Serra publicam artigo na Revista de Ciências da Administração
Início do conteúdo da página

Professores do Campus Serra publicam artigo na Revista de Ciências da Administração

Publicado: Sexta, 10 de Fevereiro de 2023, 15h38 | Última atualização em Sexta, 10 de Fevereiro de 2023, 15h38

Professores do Campus Serra, integrantes do grupo de pesquisa NUGEIN (Núcleo de Gestão, Empreendedorismo e Inovação) publicam artigo na Revista de Ciências da Administração.

Os professores Emmanuel Marques Silva, Fabiano Borges Ruy e Adelson Pereira do Nascimento, do Campus Serra, juntamente com o professor Emiliano Estigarribia Canese da Universidad Columbia del Paraguay, escreveram o artigo "Imposto de renda e previdência privada: benefícios fiscais e tributação regressiva" publicado recentemente na Revista de Ciências da Administração.

O trabalho avalia a eficiência dos benefícios fiscais de postergação do Imposto de Renda, presentes nos investimentos em PGBL, conciliados com a opção pelo regime de tributação regressiva, verificando se estes promovem melhor rentabilidade que investimentos livres da cobrança de IR, em especial os LCA’s/LCI’s.

A metodologia adotada (ex-post-facto) calcula a rentabilidade líquida destes investimentos em um intervalo de 10 anos, período mínimo para aproveitamento integral dos benefícios fiscais, usando rendas brutas que contemplam o perfil da maior parte dos contribuintes brasileiros. Os resultados obtidos demonstram que os benefícios fiscais presentes nos PGBL’s podem proporcionar vantagens financeiras capazes de gerar rentabilidades superiores ao benchmark proposto.

Conheça melhor este trabalho pelo link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/79488

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página