Página inicial > Notícias > Professores do campus Serra apresentam trabalho de pesquisa no FMEPT

Professores do campus Serra apresentam trabalho de pesquisa no FMEPT

Publicado: Terça, 12 de Junho de 2012, 14h26 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2017, 14h45

Os professores do curso de automação industrial do campus Serra, Wallas Gusmão Thomaz e Giovani Zaneti, apresentaram durante o II Forum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica os resultados de uma pesquisa realizada no campus Serra. O evento aconteceu entre os dias 28 de maio e 1º de junho, em Florianópolis, Santa Catarina.

A pesquisa, intitulada "Análise da retenção nos módulos iniciais de um curso técnico em automação industrial", teve por objetivo investigar as taxas de reprovação dos alunos que ficaram retidos no primeiro módulo do curso técnico em Automação Industrial e analisar as possíveis causas.
A apresentação, realizada dia 29 de maio, mostrou como resultado da pesquisa um alto índice de retenção nas disciplinas eletricidade geral e eletrônica básica. De acordo com o estudo, os alunos entrevistados apontaram que a falta de conhecimentos básicos em matemática e física e a dificuldade em organizar-se para estudar de forma sistemática foram as principais causas do insucesso nas disciplinas. De acordo com os professores responsáveis pela pesquisa, Giovani e Wallas, existe uma diferença entre o grau de instrução dos estudantes ingressante e o nível inicial exigido pelo curso, o que cria um diferencial de conhecimentos que dificulta o processo de ensino e aprendizagem.