Professores de Física do ensino médio podem se inscrever para atividades no CERN
Estão abertas até o dia 31 de maio as inscrições para a seleção de professores de Física do ensino médio para participarem do programa Escola de Física, em língua portuguesa. As atividades serão desenvolvidas de 21 a 30 de agosto no Laboratório de Instrumentação e Física Experimental – LIP, em Lisboa, e no Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear – CERN, em Genebra.
Conforme o edital lançado pela Sociedade Brasileira de Física – SBF, poderão se inscrever docentes da área que atuem em escolas federais, estaduais, municipais e particulares. O edital, orientações e o formulário de inscrição podem ser acessados no site www.sbfisica.org.br/escolacern. Estão sendo ofertadas 30 vagas.
O CERN, um dos maiores laboratórios de pesquisa em Física no mundo, recolocou em funcionamento, no ano de 2009, o grande colisor de prótons (LHC). Dentre os seus diversos programas, o centro mantém um de Educação. Desde 2007, existe uma Escola de Física destinada a professores de escolas secundárias portuguesas, na qual são desenvolvidas aulas sobre Física de Partículas e áreas associadas, sessões experimentais e visitas aos laboratórios do CERN.
Em 2014, após negociações por parte de pesquisadores brasileiros e da SBF, foi aberta a possibilidade de participação de professores brasileiros. Além da participação na Escola de Física, em Genebra, eles também farão de uma visita ao LIP, em Lisboa.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria
Redes Sociais