Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Professor do campus Serra tem projeto aprovado no Edital de Inovação Social da Fapes
Início do conteúdo da página

Professor do campus Serra tem projeto aprovado no Edital de Inovação Social da Fapes

Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2013, 12h02 | Última atualização em Segunda, 22 de Mai de 2017, 15h28

O projeto do professor do campus Serra, Rodrigo Fernandes Calhau, com a colaboração da aluna do Bacharelado em Sistemas de Informação, Christiane Tokiko Marçal Ulka, da professora Karin Satie Komati e dos profissionais da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Espírito Santo - CNCDO/ES, Thiago Zacharias Ribeiro do Santos e Rosemery Guêis Nunes Erlacher, foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Fapes.

A proposta partiu da necessidades da CNCDO/ES em controlar e avaliar as notificações de óbitos feitas pelos hospitais notificantes do estado para realização de doações de órgãos e tecidos. Atualmente esse processo ocorre sem apoio de um sistema computacional, utilizando-se de formulários de papéis e envio via fax, o que é custoso e moroso.

A fim de agilizar o processo de comunicação sobre doações de órgãos, é preciso diminuir o tempo e aumentar a frequência da notificação, que às vezes não é feita ou então ocorre tardiamente. A partir dessa necessidade de melhoria, pensou-se na criação de um sistema que ajudasse nesses pontos, o Sistema de Notificação, Captação e Doação de Órgãos - Sincap. O método terá acesso via web e seu objetivo é facilitar a interação entre profissionais da saúde de instituições hospitalares públicas federais, estaduais, municipais, filantrópicas e privadas, assim como profissionais das CNCDOs e bancos de tecido ocular humano. O sistema também terá uma versão para dispositivos móveis que ajudará a dinamizar o processo de notificação e também auxiliará internamente na realização de procedimento internos como a geração de relatórios.

Confira o resultado aqui.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página