Professor do campus Serra tem projeto aprovado no Edital de Inovação Social da Fapes
O projeto do professor do campus Serra, Rodrigo Fernandes Calhau, com a colaboração da aluna do Bacharelado em Sistemas de Informação, Christiane Tokiko Marçal Ulka, da professora Karin Satie Komati e dos profissionais da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Espírito Santo - CNCDO/ES, Thiago Zacharias Ribeiro do Santos e Rosemery Guêis Nunes Erlacher, foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Fapes.
A proposta partiu da necessidades da CNCDO/ES em controlar e avaliar as notificações de óbitos feitas pelos hospitais notificantes do estado para realização de doações de órgãos e tecidos. Atualmente esse processo ocorre sem apoio de um sistema computacional, utilizando-se de formulários de papéis e envio via fax, o que é custoso e moroso.
A fim de agilizar o processo de comunicação sobre doações de órgãos, é preciso diminuir o tempo e aumentar a frequência da notificação, que às vezes não é feita ou então ocorre tardiamente. A partir dessa necessidade de melhoria, pensou-se na criação de um sistema que ajudasse nesses pontos, o Sistema de Notificação, Captação e Doação de Órgãos - Sincap. O método terá acesso via web e seu objetivo é facilitar a interação entre profissionais da saúde de instituições hospitalares públicas federais, estaduais, municipais, filantrópicas e privadas, assim como profissionais das CNCDOs e bancos de tecido ocular humano. O sistema também terá uma versão para dispositivos móveis que ajudará a dinamizar o processo de notificação e também auxiliará internamente na realização de procedimento internos como a geração de relatórios.
Redes Sociais