Página inicial > Notícias > Processo eleitoral para novos membros do Conselho Superior do Ifes começa em fevereiro

Publicado: Terça, 07 de Fevereiro de 2023, 09h47 | Última atualização em Terça, 07 de Fevereiro de 2023, 09h59

Previsão é que a votação nos campi e Reitoria ocorra em 8 de março.

A Secretaria do Conselho Superior do Ifes divulgou o cronograma do processo eleitoral para escolha dos novos membros do colegiado. A designação das comissões locais que vão conduzir o processo nos campi e a publicação das normas da eleição estão previstas para acontecer até 17 de fevereiro. A inscrição das chapas está prevista para o período de 23 de fevereiro a 2 de março. Já a votação, para 8 de março.

Neste ano, há duas principais novidades no processo eleitoral, que foram instituídas pela Resolução nº 110/2022. Uma delas é que a votação se dará por meio eletrônico, via SIGEleição, no lugar das cédulas de papel. A outra é o aumento no número de suplentes (de um para dois) para cada chapa.

O formato da eleição continua o mesmo dos anos anteriores: nos campi, serão eleitos um titular com um suplente. Esses titulares eleitos nos campi formarão o colégio eleitoral de cada segmento: docentes, técnicos administrativos e estudantes (discentes). Nos colégios, a eleição passa para a definição dos membros do Conselho Superior com um titular e dois suplentes.

Neste ano, todos os campi elegerão representantes discentes, porém nem todos votarão para técnicos administrativos e docentes. Veja abaixo:

Eleição de representantes do corpo discente: Todos os campi

Eleição de representantes do corpo docente: Alegre, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Centro Serrano, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Viana, Vitória.

Não é necessário eleição caso, no mínimo, um dos membros da chapa esteja no campus: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cefor, Montanha, Nova Venécia, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha, Vitória.

Eleição de representantes do corpo técnico-administrativo: Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Nova Venécia, Piúma, Reitoria, Santa Teresa, São Mateus, Venda Nova do Imigrante, Viana e Vitória.

Não é necessário eleição caso, no mínimo, um dos membros da chapa esteja no campus: Cefor, Centro Serrano, Montanha, Serra e Vila Velha.

Fonte: Assessoria de Cominicação do Ifes