Página inicial > Notícias > Pró-reitor de Extensão participa da elaboração da Carta Nacional

Pró-reitor de Extensão participa da elaboração da Carta Nacional

Publicado: Quarta, 27 de Março de 2013, 12h18 | Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2017, 16h20

O pró-reitor de Extensão do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Tadeu Pissinati, participou da elaboração da Carta Nacional, documento que reúne formulações destinadas a induzir políticas públicas de desenvolvimento regional. A I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional – I CNDR foi realizada em Brasília, de 18 a 22 de março.

O pró-reitor foi indicado pelo diretor presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, José Edil Benedito, para compor o Grupo de Trabalho da Carta Nacional, que é o documento final a ser aprovado no evento. Pissinati já foi eleito como delegado titular do Espírito Santo pelo segmento das Instituições de Educação Superior, durante a I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional, realizada em 2012. Depois, participou da Conferência Regional Sudeste, quando contribuiu na finalização da Carta Sudeste, que ocorreu no final do ano passado.

“Em função das imensas desigualdades inter e intrarregionais observadas no Brasil, o país tem diante de si o desafio de implementar políticas públicas de desenvolvimento que sejam intersetoriais, ou seja, específicas e, ao mesmo tempo, transversais. Essa articulação precisa compreender a dinâmica dos territórios, com seus contextos geográficos, naturais e humanos complexos”, ressalta o pró-reitor.

A I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional tem por finalidade a promoção de um debate de âmbito nacional, do qual resultem princípios e diretrizes para reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR, por intermédio da conciliação federativa e social.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria