Página inicial > Notícias > Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia recebe inscrições

Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia recebe inscrições

Publicado: Quinta, 11 de Setembro de 2014, 12h34 | Última atualização em Quinta, 11 de Setembro de 2014, 12h34

Estão abertas, até o dia 10 de outubro, as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia. Neste ano, o tema da premiação é "Popularização da Ciência". O prêmio possui quatro categorias, permitindo inscrições de estudantes do ensino médio e graduação e pesquisadores nacionais ou residentes nos países membros ou associados ao Mercosul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). . Os candidatos podem se inscrever pelo site: www.premiomercosul.cnpq.br.

A categoria "Iniciação científica" aceita inscrição individual ou por equipes de estudantes do ensino médio, inclusive da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que tenham no máximo 21 anos. A premição é de US$ 2 mil. Na categoria "Estudante universitário", a inscrição é individual, para estudantes do ensino superior (graduandos), sem limite de idade, com prêmio no valor de US$ 3.500.

A categoria "Jovem pesquisador" também é individual, mas destinada a pesquisadores graduados com no máximo 35 anos até a data de encerramento das inscrições. O vencedor recebe prêmio de US$ 5 mil.

Já a categoria "Integração" premiará equipes de pesquisadores graduados, sem limite de idade, com prêmio de US$ 10 mil. Cada equipe deve ser composta por pelo menos dois pesquisadores residentes em países membros ou associados ao Mercosul, de nacionalidades ou naturalidades diferentes. As equipes compostas por pesquisadores de um só país serão desclassificadas.

O Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia tem por objetivo premiar os trabalhos que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul, bem como incentivar a realização de pesquisa científica, tecnológica e a inovação no bloco e contribuir para o processo de integração regional.

A premiação é organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conta com o apoio institucional da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e patrocínio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria