Página inicial > Notícias > Palestra sobre Problemas de Otimização Combinatória em Redes de Sensores Sem Fio ocorre na Ufes nos dia 10 e 11 de julho

Publicado: Quarta, 09 de Julho de 2014, 13h02 | Última atualização em Quinta, 15 de Dezembro de 2016, 18h29

Nos dias 10 e 11 de julho acontecerá na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a palestra “Problemas de Otimização Combinatória em Redes de Sensores Sem Fio”, ministrada por Renato Elias Nunes de Moraes. Confira abaixo mais informações sobre a palestra.

Resumo:
As redes de sensores sem fio (RSSF) são formadas por pequenos nós sensores que podem se comunicar sem restrições em curtas distâncias. Esses sensores são utilizados para coletar dados do mundo físico e, geralmente, são compostos de uma fonte de energia limitada (bateria), uma pequena unidade de processamento e um componente de comunicação (rádio transceptor) usado para estabelecer enlaces de transmissão sem fio para troca de informações. As RSSF são amplamente utilizadas em ambientes sem infra-estrutura pré-estabelecida como em aplicações militares, monitoramento de vulcões, oceanos, entre outros. Nesses cenários, o suprimento de energia escasso é um desafio operacional fundamental para as RSSF. Ao mesmo tempo, a potência dos rádios comunicadores responsáveis pelo estabelecimento dos enlaces, tende a ser a maior fonte de dissipação de energia. Dessa forma, o estabelecimento e gerenciamento dos enlaces de transmissão sem fio, que determinam a topologia da rede de comunicação, podem influenciar tanto na potência de transmissão dos rádios como na interferência entre os enlaces sem fio. Nessa apresentação serão abordadas técnicas de otimização combinatória que buscam a minimização do consumo de energia, minimização da interferência e maximização da vazão da rede ao definir a topologia da rede de comunicação.

Perfil palestrante:

Atualmente é professor do Departamento de Computação e Eletrônica (DCEL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Tem experiência na área de Engenharia de Computação com ênfase em Otimização Combinatória. Os atuais projetos de pesquisa incluem: redesde sensores, programação linear, metaheuristicas, complexidade de algoritmos e grafos. Confira o currículo em: http://lattes.cnpq.br/8323084944042061

Horário das sessões:
Data: 10 de Julho de 2014