Página inicial > Notícias > Palestra sobre a importância da Iniciação Científica abre Jornada Científica do Ifes

Publicado: Segunda, 14 de Outubro de 2013, 14h08 | Última atualização em Segunda, 22 de Mai de 2017, 10h01

A importância da Iniciação Científica para os futuros profissionais foi a temática da palestra de abertura da VIII Jornada de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ifes. O evento foi realizado nesta quinta (10) e sexta-feira (11), no campus Serra.

Na palestra de abertura, o professor Almy Júnior Cordeiro de Carvalho, da Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF, falou sobre o tema “Iniciação Científica hoje e o futuro profissional”. O professor é ex-aluno da antiga Escola Agrotécnica Federal de Colatina, hoje campus Itapina.

Para ele, a Iniciação Científica diferencia os alunos pelas oportunidades que possibilita, pois “tem papel preponderante na formação do senso crítico e incentiva a capacidade do estudante de trabalhar em equipe”. Mas o professor afirma que, embora a Iniciação Científica estimule a carreira acadêmica, é preciso que “os doutores saiam da academia ou não teremos um país desenvolvido”.

Durante a palestra, o professor abordou ainda a qualidade da educação no Brasil e elogiou o trabalho da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. “A educação oferecida pelos Institutos Federais tem o mesmo padrão de qualidade do Canadá”, afirmou.

O palestrante ressaltou ainda que, nas instituições de ensino superior, faltam incentivos à inovação e ao empreendedorismo e que essas habilidades são de extrema importância no mercado de trabalho.

A abertura da VIII Jornada de Iniciação Científica do Ifes, realizada na quinta-feira (10), contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, Márcio Có; do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Ademar Stange; do diretor sistêmico de Pesquisa, André Pires; e do diretor-geral do campus Serra, José Geraldo Orlandi. Na sexta-feira (11), houve continuação da apresentação de trabalhos e palestra do professor Sidnei Quezada, do Ifes, sobre o tema “A importância da pesquisa para o desenvolvimento da Ciência”.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Ademar Stange, abordou a missão da pró-reitoria para dar suporte ao crescimento da instituição, buscando recursos, não só financeiros, para isso. Ele destacou ainda a importância da interiorização da educação de qualidade ofertada pelo Ifes. “Se nós pensarmos na necessidade dessas comunidades, especialmente no interior, é algo que nos impulasiona a trabalhar para que o Ifes possa crescer”, destacou.

O diretor-geral do campus Serra, José Geraldo Orlandi, deu as boas-vindas aos estudantes e servidores de outros campi e falou sobre a importância de o campus sediar pela segunda vez a Jornada. Ele ressaltou ainda a inauguração de cinco novos laboratórios no campus, para apoiar as atividades de pesquisa.

Receberam novos laboratórios o Grupo de Pesquisa em Redes de Comunicações – GRPC, o Núcleo de estudos em Teoria da Computação e Técnicas de Computação – Nutec, o Edutec e o Grupo de Engenharia de Software e Comércio Eletrônico – SEEC. Já os laboratórios do Grupo de Energias Renováveis para Automação – Gera, do Núcleo de Estudos em Robótica e Automação – Nera e do Grupo de Automação Industrial – Gain foram expandidos e receberam novas salas.

Em sua fala, o diretor de Pesquisa do Ifes, André Pires, traçou um histórico da Jornada de Iniciação Científica na instituição. “A Jornada começou em 2006 no antigo Cefetes com apenas nove trabalhos e neste ciclo 2012/2013 são 204 trabalhos desenvolvidos nos 17 campi do Ifes”. Ele destacou ainda a consolidação da pesquisa na instituição a partir da criação dos Institutos Federais em 2009. “A pesquisa passou a fazer parte da base da formação do nosso aluno, juntamente com a extensão”, afirmou.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, Márcio Có, reafirmou a importância do evento para a consolidação das atividades de pesquisa no Instituto: “A Iniciação Científica é essencial para iniciar os estudantes na pesquisa e no desenvolvimento tecnológico”. Ele também ressaltou a participação dos avaliadores internos e dos avaliadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq para análise da Jornada e proposta de melhorias para a próxima edição do evento.

Apresentação de trabalhos

A Jornada reúne 204 trabalhos desenvolvidos por alunos do Ifes por meio dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica - Pibic, de Voluntários de Iniciação Científica - Pivic, de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - Pibiti, Voluntariado de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - Piviti e de Formação, Consolidação e Apoio a Grupos de Pesquisa - Progrupos.

O evento expõe ainda livros, artigos e patentes de autoria de alunos, professores e técnicos-administrativos do Instituto. Além das palestras, exposição e apresentações de trabalhos, a Jornada conta ainda com aproximadamente 30 minicursos que foram ofertados no decorrer da semana em todos os campi do Ifes.© 2009. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria