Página inicial > Notícias > O Campus Serra teve 14 projetos aprovados nos editais Picti de 2021

O Campus Serra teve 14 projetos aprovados nos editais Picti de 2021

Publicado: Segunda, 26 de Julho de 2021, 15h56 | Última atualização em Terça, 27 de Julho de 2021, 10h04

Foram aprovados 29 planos de trabalho, sendo 21 deles com bolsa.

O Campus Serra teve 14 projetos aprovados nos editais Picti de 2021. Dentre os 22 Campi do Ifes, o Campus de Serra foi, juntamente com o Campus de Venda Nova do Imigrante, o 5º Campus com maior quantidade de planos de trabalhos aprovados. Os projetos foram contemplados nos editais:  01/2021 (Pibic para novos pesquisadores), 02/2021 (Pibic universal), 03/2021 (Pibiti) e 04/2021 (Pibic-Jr).

As bolsas de iniciação científica são incentivos importantes para motivar estudantes de nossos cursos a se envolverem com a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico.

"Durante o período de aulas majoritariamente não presenciais, a falta de contato próximo com os estudantes foi mais um desafio enfrentado pelos pesquisadores do Ifes. Tivemos que criar novas formas de se trabalhar e desenvolver pesquisa científica e tecnológica. O envolvimento de estudantes em iniciação científica e tecnológica é indispensável para reforçar o tripé ensino, pesquisa e extensão, que sustenta instituições inovadoras como o Ifes. Quando os professores de nosso Campus demonstraram interesse no crescimento de nosso Instituto através da pesquisa, demonstraram também a preocupação no bem-estar de todas as pessoas, pois este é o objetivo mais nobre do trabalho de um cientista: tornar o mundo melhor para todos", afirmou o coordenador de Pesquisa do Campus, Francisco de Assis Boldt.

Confira a seguir os projetos e professores envolvidos:

Título do Projeto

Proponente

Nº de Planos de Trabalho

Quantidade de Bolsas Aprovadas

Processamento de linguagem natural aplicada na bibliometria automatizada

Hilário Tomaz Alves De Oliveira

1

Predição, detecção e diagnóstico de falhas em mancais de rolamento de motores elétricos industriais.

Luiz Alberto Pinto

Gerenciamento energético para microrredes

Danilo De Paula E Silva

Proposta de Bancada Didática para Instrumentação e Controle de Nível e Vazão