Página inicial > Notícias > NEEF realiza lançamento de foguetes da MOBFOG no Campus Serra

NEEF realiza lançamento de foguetes da MOBFOG no Campus Serra

Publicado: Quinta, 25 de Mai de 2023, 09h38 | Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2023, 13h40

O evento aconteceu na última quinta-feira (18).

A equipe do Núcleo de Estudos em Ensino de Física (NEEF) liderada pela professora Rosilene de Sá Ribeiro, com a colaboração do professor Leandro Melo de Sá, realizou na última quinta-feira (18), a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2023.

O evento foi realizado no terreno atrás do Bloco 8, no Campus Serra, próximo ao estacionamento, e contou com a participação de estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, e também com a presença expressiva de alunos, servidores e docentes, além do Diretor de Administração e Planejamento, Emerson Atilio Birchler, do Diretor de Ensino, professor Wagner Kirmse e do Diretor-Geral, professor Gilmar Luiz Vassoler.

Neste ano foram 15 (quinze) equipes participando do lançamento dos foguetes, e as equipes que obtiveram os maiores alcances foram a equipe composta pelos alunos: Debora Galavote, Júlia Sagrillo e Matheus Hubner com o foguete Lunar que alcançou 142 metros e a equipe composta pelos estudantes: Amanda Balestreiro, Estevão Honório e Isaque Galois com o foguete Rosa dos Ventos que alcançou 164 metros. Estes alcances foram os maiores obtidos dentre as edições anteriores.

A equipe do NEEF parabeniza a todos os estudantes envolvidos na MOBFOG 2023 e agradece às professoras Nauvia Cancelieri e Alessandra Vilarinho que contribuíram com a interdisciplinaridade entre a Física, Química e programação, onde os alunos puderam associar a teoria à prática. A equipe também agradece o inestimável apoio dos servidores empenhados na limpeza e preparação do terreno, sem o qual não teria sido possível a realização do evento.

A MOBFOG é realizada anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

mobfog 03

mobfog 01 mobfog 04