Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Napne do Campus Serra utiliza xadrez acessível como ferramenta de inclusão
Início do conteúdo da página

Napne do Campus Serra utiliza xadrez acessível como ferramenta de inclusão

Publicado: Quarta, 02 de Julho de 2025, 16h27 | Última atualização em Quinta, 03 de Julho de 2025, 10h04

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Serra tem desenvolvido ações inovadoras voltadas à promoção da inclusão educacional. Um exemplo marcante é o trabalho com o estudante Kevin Lourenço de Melo Roque, do 2º módulo do curso Técnico Integrado em Informática para Internet (TIIMI), que está aprendendo xadrez adaptado para pessoas com deficiência visual.

A atividade está sendo desenvolvida com o acompanhamento do NAPNE e a mediação pedagógica do professor Bruno Ramos Gonzaga, docente de Matemática. Com sensibilidade e comprometimento, o professor compreende o xadrez não apenas como um jogo, mas como uma ferramenta pedagógica potente para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, estratégicas e culturais.

Por meio de recursos táteis, adaptações no tabuleiro e peças diferenciadas ao toque, Kevin tem explorado o universo do xadrez como um caminho para ampliar sua autonomia, raciocínio lógico e interação social no ambiente escolar. A iniciativa reforça o compromisso do Ifes com a educação inclusiva, ao garantir que estudantes com deficiência tenham acesso pleno a experiências de aprendizagem significativas e tecnologicamente mediadas.

O jogo de xadrez acessível mostra que, quando a escola aposta na diversidade como valor, todos ganham: aprendem, ensinam e se fortalecem juntos.

imagem 02

registrado em:
Fim do conteúdo da página