Página inicial > Notícias > Inscrições em seleção para Mestrado em Engenharia Mecânica da Ufes começam dia 2

Publicado: Terça, 20 de Janeiro de 2015, 12h24 | Última atualização em Terça, 20 de Janeiro de 2015, 12h24

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) abrirá inscrições para o processo seletivo do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM). As inscrições poderão ser feitas de 2 a 12 de fevereiro no Centro Tecnológico da universidade, localizado no Campus Goiabeiras. A prova será realizada no dia 23 de fevereiro e o resultado está previsto para ser publicado no dia 25 do mesmo mês. O início das aulas acontecerá no dia 9 de março.

O programa oferece 22 vagas de aluno regular e duas de aluno especial para ampla concorrência. São oferecidas ainda duas vagas adicionais exclusivas para docentes ou servidores técnico-administrativos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As vagas destinadas aos professores ou servidores técnico-administrativos do Ifes estão previstas no Termo de Cooperação UFES/IFES nº 02/2014.

Os candidatos do Instituto devem marcar a opção “servidor Ifes” no documento Pedido de Admissão (Anexo 1 do Edital). Os interessados concorrerão com todos os demais e, caso sejam aprovados entre os primeiros 22 colocados, escolherão a linha de pesquisa desejada, conforme a disponibilidade de vagas do edital. Caso o candidato que seja servidor do Ifes não se classifique dentro desse número de vagas, o primeiro classificado em cada área de concentração poderá ingressar no PPGEM, porém não poderá escolher sua linha de pesquisa e o professor será designado conforme disponibilidade dos orientadores. Para cursar o PPGEM os candidatos do Ifes deverão passar por todo o processo seletivo, sendo classificados pelos mesmos critérios dos demais concorrentes. Também deverão apresentar portaria de afastamento ou documento equivalente até o final do primeiro semestre letivo.

O Curso de Mestrado em Engenharia Mecânica - PPGEM/Ufes possui duas áreas de concentração e cada uma delas três linhas de pesquisa. Na área “Ciências Mecânicas”, é possível estudar as linhas Dinâmica dos Fluidos; Métodos Matemáticos e Computacionais Aplicados a Ciência e Engenharia Sistemas; e Processos Térmicos. Já na área de concentração “Ciência e Engenharia dos Materiais”, os candidatos podem escolher entre as linhas de pesquisa Corrosão; Materiais Avançados; e Tribologia.

Confira o Edital completo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria