Página inicial > Notícias > Ifes tem o maior número de bolsistas de pesquisa desde sua criação

Ifes tem o maior número de bolsistas de pesquisa desde sua criação

Publicado: Segunda, 14 de Outubro de 2013, 14h28 | Última atualização em Segunda, 22 de Mai de 2017, 09h56

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes atingiu o maior número de alunos bolsistas de pesquisa desde sua criação, em 2008. Atualmente, o Instituto conta com 359 estudantes recebendo as bolsas, custeadas tanto com recursos próprios como com verbas captadas junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ao Fundo de Apoio a Ciência e Tecnologia (Facitec) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

As bolsas foram viabilizadas para o período de agosto de 2013 a julho de 2014. Foram contemplados tanto projetos de Iniciação Científica quanto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, abrangendo iniciativas de professores em diversas áreas, inclusive atendendo a demandas da sociedade com pesquisas aplicadas, conforme previsto na própria lei de criação dos institutos federais (Lei 11.892).

Para André Assis Pires, diretor sistêmico de Pesquisa do Ifes, o cenário mostra que o Instituto está investindo e se consolidando como um polo de pesquisa no Espírito Santo. Ele ainda ressalta a importância da atividade para os estudantes. “Isso é muito importante para o desenvolvimento educacional do aluno, já que faz parte da sua formação tanto quanto o ensino e a extensão. Por isso, o Instituto está fomentando cada vez mais a pesquisa”, destaca.

Editais

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, também com o objetivo de apoiar os pesquisadores da instituição, reuniu em sua página links para editais de várias agências de fomento, como CNPq, Capes, Finep. São oportunidades de captação de recursos externos para implementação de projetos de Ciência e Tecnologia, e a atualização é feita periodicamente. Veja os editais.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria