Ifes tem 36 projetos aprovados em chamada do CNPq
Trinta e seis projetos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) nas áreas de pesquisa aplicada e extensão tecnológica foram aprovados na chamada nº 94/2013 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foram 61 propostas inscritas pelo Instituto, sendo que 59,01% foram aprovados.
A chamada, exclusiva para Institutos Federais e Escolas Técnicas vinculadas a Universidades Federais, visa o apoio financeiro a projetos cooperativos em duas linhas. Uma delas com foco em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação; e a outra voltada a projetos de extensão tecnológica. Ao todo, foram 295 propostas selecionadas.
Dos 17 campi do Ifes em funcionamento, 15 foram contemplados pelo edital. O campus Montanha, ainda em fase de implantação, aprovou um de seus dois trabalhos submetidos, completando a lista dos 16 campi contemplados. Na linha de pesquisa aplicada, o Instituto conseguiu financiamento para 18 projetos, enquanto na área de extensão foram 18. Sete destes envolviam ações de difusão tecnológica por meio da nucleação de grupos de professores e alunos para a organização de competições locais e participação em competições.
Confira o número de projetos contemplados por campus:
O Ifes e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) foram os Institutos que mais aprovaram propostas. O diretor de pesquisa André Pires acredita na importância do resultado, “pois sinalizou o potencial dos nossos pesquisadores em desenvolver projetos de pesquisa aplicada e extensão tecnológica, o que certamente fortalecerá a pesquisa e a extensão em nossa instituição”.
Outras chamadas
Ainda na última semana, pesquisadores do Ifes tiveram trabalhos aprovados em mais dois editais do CNPq. A chamada nº 18/2013 trouxe a proposta de colaborar com o aumento do número de estudantes do sexo feminino nas carreiras de ciências exatas, engenharias e computação.
A professora de Ciências Agrárias do campus Itapina Elisa Cristina Soares de Carvalho foi uma das contempladas pelo edital e irá receber apoio financeiro para o desenvolvimento de seu estudo, que procura aumentar os índices de germinação das sementes de araçá-boi por meio do uso de uma solução de tiririca.
Já o professor Arnaldo Henrique de Oliveira Carvalho, do campus Ibatiba, teve sua proposta aceita na chamada nº 81/2013. O edital apoiará projetos que englobem atividades de pesquisa, educação e extensão. O objetivo é a construção e socialização de conhecimentos e práticas relacionadas à Agroecologia e aos Sistemas Orgânicos de Produção.
Essas atividades compreendem a implantação ou manutenção de um Núcleo de Estudo em Agroecologia, ou de um Núcleo de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura; ou na implantação de um Centro Vocacional Tecnológico ou, ainda, na criação de uma Rede de Núcleos de Estudo em Agroecologia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria
Redes Sociais