Página inicial > Notícias > Ifes submete 58 projetos à Chamada 94/2013 do CNPq

Ifes submete 58 projetos à Chamada 94/2013 do CNPq

Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2013, 13h50 | Última atualização em Sexta, 19 de Mai de 2017, 11h16

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes submeteu 58 projetos à Chamada nº 94/2013, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. A chamada teve como objetivo oferecer apoio a projetos cooperativos de pesquisa aplicada e de extensão tecnológica. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global estimado de R$ 20 milhões.

Dos 17 campi do Instituto, 14 inscreveram projetos. Além disso, o campus Montanha, que está em fase de implantação, submeteu dois projetos. Os projetos inscritos pelo Ifes somam aproximadamente R$11,5 milhões. Desse total, foi solicitado ao CNPq R$ 5,8 milhões em recursos, foram captados R$ 3,3 milhões de instituições parceiras e outros R$2,3 milhões são de recursos próprios.

A chamada foi composta de duas linhas. A linha 1, destinada a projetos com foco em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação, possuía duas faixas. A faixa A destinou-se a projetos de até R$ 80 mil, sem exigência de contrapartida de instituições parceiras. A faixa B foi voltada a projetos de até R$ 160 mil e as instituições parceiras deviam apresentar uma contrapartida financeira e/ou econômica de, no mínimo, 10% do valor do recurso total solicitado.

A linha 2, voltada a projetos de extensão tecnológica, foi constituída de três faixas. As faixas A e B eram semelhantes às faixas A e B da linha 1. Já a faixa C destinou-se a projetos que visam à nucleação e preparação de estudantes do ensino técnico da Rede Federal para concorrerem nas competições nacionais e internacionais de conhecimentos técnicos e competências, na Olimpíada do Conhecimento (seletiva do Worldskills International) e na próxima edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). Do total de projetos inscritos pelo Ifes, cinco são para a faixa C.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria