Página inicial > Notícias > Ifes recebe visita de professores de instituto francês

Ifes recebe visita de professores de instituto francês

Publicado: Quarta, 27 de Fevereiro de 2013, 18h52 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2017, 12h19

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes recebe os professores Bernadette Dorizzi e Mounim El Yacoubi, do Instituto Télécom SudParis, da França. Os professores se reuniram com o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, nesta segunda-feira (25), na Reitoria. A professora Bernadette já havia visitado o campus Vitória, onde se reuniu com os diretores de Extensão, Sérgio Zavaris; e de Pesquisa e Pós-Graduação, Viviane Azambuja, na sexta-feira (22). A visita irá consolidar um plano de trabalho para o desenvolvimento de projetos conjuntos e intercâmbio de pesquisa envolvendo professores e alunos de ambas as instituições.

visita franceses 1 SITE

Nesta terça-feira (26), a professora Bernadette vai ministrar palestra sobre oportunidades de intercâmbio na França para professores e para alunos dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica e Sistemas de Informação. A palestra será realizada a partir das 9h30min, no Salão de Convenções do campus Vitória.

As demais palestras abordarão temas específicos da especialidade dos pesquisadores visitantes, responsáveis por projetos nas áreas de Biometria, Telemedicina, reconhecimento de atividade humana em vídeos e reconhecimento de indivíduos a partir do padrão de caminhada. Essas palestras são voltadas a professores e estudantes envolvidos com projetos de pesquisa e serão realizadas na terça (26), às 15 horas, e na quarta-feira (27), às 10 e às 19 horas, no miniauditório do campus Vitória.

Além disso, os professores irão conhecer os projetos em andamento do campus Vitória, como dos Grupos de Pesquisa de Processamento de Sinais e Telemedicina e Aplicações de Sistemas Inteligentes do campus Vitória, que contam com o Projeto Telessaúde e o Projeto Mobilidade Inteligente – Mobi. Está prevista ainda a visita do professor Mounim ao campus Serra, em data ainda não definida.

A visita é decorrente da assinatura do termo de cooperação assinado em dezembro de 2012, por correspondência, entre o Ifes e o Instituto Télécom SudParis. As primeiras definições desse documento ocorreram em julho de 2012, durante visita de representantes do Ifes – como os professores Roquemar Baldam, Rodrigo Varejão, Renato Tannure e Adonias Ribeiro –, ao Télécom SudParis. Nos meses seguintes, houve análise da proposta do termo pelo departamento jurídico da universidade e envio do texto ao Ifes.

O termo de cooperação irá fortalecer os laços de cooperação entre Brasil e França, além de desenvolver intercâmbio acadêmico e científico em áreas de interesse do Ifes e do Télécom SudParis.

Os benefícios para as instituições incluem: participação de representantes das instituições na organização de simpósios, conferências, reuniões e cursos de curta duração, para discutir assuntos de pesquisa; intercâmbio de profissionais para participar de atividades acadêmicas e de pesquisa; troca de informações para desenvolvimento da educação, dos estudantes e da pesquisa; cooperação em programas conjuntos de pesquisa; acolhimento de alunos da instituição parceira para um período de estudo, estágio ou pesquisa; orientação de teses de mestrado e doutorado pelos membros das instituições parceiras; além de busca de financiamento em várias agências para desenvolver projetos conjuntos de pesquisa.

visita franceses 2 SITE

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria