Página inicial > Notícias > Ifes participa de 1º Encontro Estadual de Coordenadores Institucionais do Pibid

Ifes participa de 1º Encontro Estadual de Coordenadores Institucionais do Pibid

Publicado: Segunda, 07 de Julho de 2014, 11h35 | Última atualização em Segunda, 23 de Janeiro de 2017, 11h51

O Ifes participou, no último dia 25 de junho, do 1° Encontro Estadual de Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid, na reitoria da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. A reunião serviu para discutir o atual regimento estadual do programa e o regimento do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Pibid – Forbid, que será realizado entre os dias 8 e 12 de dezembro em Natal, Rio Grande do Norte.

O encontro, presidido pelo coordenador institucional da Ufes, Sergio Schweder, contou com a presença da coordenadora institucional do Pibid-Ifes, Ana Brígida Soares; do coordenador de Gestão de Processos Educacionais do Pibid-Ifes, Marcus Vinícius Podestá; e coordenadores e representantes do Pibid de outras instituições, como Centro Universitário São Camilo, Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA) e Faculdade Brasileira de Ensino Superior (Frabra).

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Através do Pibid, os alunos dos cursos de licenciaturas podem vivenciar a docência desde os períodos inciais das licenciaturas, fortalecendo o vínculo com a docência e contribuindo para a melhoria do ensino.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria