Página inicial > Notícias > Ifes participa da 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

Ifes participa da 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2013, 13h12 | Última atualização em Sexta, 19 de Mai de 2017, 15h02

O Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes vai marcar presença em vários espaços da 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que será realizada de 22 a 25 de outubro, na Praça do Papa, em Vitória. Um estande de 150 metros quadrados, apresentando projetos desenvolvidos em diversos campi, fará parte da mostra que ficará montada na praça e este ano tem o tema “Ciência, Saúde e Esporte”.

Dentro da estrutura, serão exibidos trabalhos realizados nas unidades do Ifes em Colatina, Guarapari, Itapina, São Mateus, Venda Nova do Imigrante, Vitória e Vila Velha. Eles foram selecionados por meio de uma chamada interna da Pró-Reitoria de Extensão. Confira a lista completa do que será apresentado.

O estande abrigará ainda a exposição “5 anos de Ifes, 104 anos de história”, com as fotografias enviadas por alunos que participaram do concurso fotográfico promovido em comemoração ao aniversário do Instituto. O vencedor da disputa será premiado no local, com um tablet.

Além disso, dois projetos – um do campus Cariacica e outro de São Mateus – foram aprovados para integrarem a 2ª Feira de Ciências e Engenharia, que faz parte da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia e tem a mesma temática.

Um deles é “Utilização de pneus para evitar e amortecer colisões de carro”, do campus Cariacica. O trabalho foi desenvolvido pela estudante Estefani de Jesus Souza Martins, do curso Técnico em Ferrovias Integrado ao Ensino Médio, sob a orientação do professor Pedro Leite Barbieri.

O objetivo é reduzir o impacto das colisões dos carros nas laterais da pista e evitar colisões frontais entre os veículos. A ideia será representada em uma maquete, onde será mostrado o esquema de disposição dos pneus e como serão fixados. A proposta é colocá-los no meio de pistas simples e dos lados, arranjados em sequências de pilhas verticais.

O outro projeto aprovado é “Estudo sobre utilização de novo método de obter energia elétrica: baseado em Teoria da Piezoeletricidade”, do campus São Mateus. A iniciativa é dos estudantes Joedson Nunes Marques, do curso Técnico em Mecânica, e Lucas Carrafa, do curso Técnico em Eletrotécnica. O professor Thiago Rafalski Maduro é o orientador.

Eles buscam a obtenção de energia elétrica renovável a partir de um tipo de cerâmica que, quando pressionada, gera energia. O trabalho propõe um sistema flutuante, capaz de ser acionado pelo movimento constante de meios aquáticos, utilizando boias de caixa d’água e dispositivos piezoelétricos para produzir energia elétrica. Nesse caso, foi criado um protótipo, que funciona a partir da movimentação das ondas do mar e pressiona a cerâmica para produzir eletricidade.

A Feira de Ciências e Engenharia vai premiar os três primeiros lugares de cada categoria. Os primeiros colocados receberão um tablet por integrante do grupo, os segundos receberão um notebook e os terceiros serão premiados com câmeras fotográficas digitais.

Innova World

O Ifes fará parte ainda de outro evento que acontece junto com a programação da 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, na Praça do Papa: a 3ª Innova World – Feira Internacional de Inovações. Serão três estandes do Instituto nesse espaço.

Um deles será destinado à Incubadora do campus Serra, com o Estúdio Gaba e a Inthecno; o outro abrigará a Empresa Júnior de Agronomia Ifes – Campus Santa Teresa (Agrifes Jr.), projetos do campus Itapina e o projeto Sabão Ecológico; já o terceiro será do empreendimento incubado Zaruc.

A Innova World tem a meta de proporcionar aos expositores a firmação de parcerias, negociação de direitos de patente, financiamentos para desenvolvimento de produtos e estabelecimento de convênios de transferência de tecnologia. A missão do evento é “promover a Inovação Empreendedora Sustentável gerando riqueza e qualidade de vida para a humanidade por meio da transferência de tecnologia”.

Os projetos participantes da Feira de Ciências e Engenharia e da 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia concorrem ao Prêmio Abipir para o Inovador do Futuro, oferecido pela Innova World ao público jovem. O prêmio é concedido para o trabalho (método, processo ou produto) que apresentar solução com perfil mercadológico para um problema vivenciado pela população, contendo possibilidades de industrialização, comercialização ou aplicação. São duas categorias: Inovador Tecnológico do Futuro e Inovador Social do Futuro.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria