Ifes - Campus Serra se destaca nacionalmente na IV Olimpíada Brasileira de Tecnologia com 7 equipes premiadas
De 11 equipes inscritas, 7 foram premiadas e participaram da escola avançada de Tecnologia em São José dos Campos. Equipes do campus receberam destaques nacionais nas áreas de educação e ransformação social.
O Ifes - Campus Serra reafirma sua posição como um polo de excelência e inovação ao conquistar resultados expressivos na IV Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT). Em uma competição que reuniu 9.931 estudantes de 953 escolas de todo o país, o campus não apenas se destacou pelo número de prêmios, mas também pela qualidade dos projetos desenvolvidos, que receberam reconhecimento nacional.
As atividades no campus foram coordenadas pela estudante do 4º período do Bacharelado em Sistemas de Informação, Wilsiman Santos Evangelista Silva, campeã do desafio App na edição anterior da OBT, demonstrando a força do protagonismo e da mentoria entre os próprios alunos.
A OBT é uma iniciativa do prestigiado Instituto Alpha Lumen, uma organização de apoio a jovens com altas habilidades, em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT Brazil) e com patrocínio da Cloudwalk. A competição visa aproximar estudantes da área de Tecnologia, desafiando-os a criar soluções para problemas reais de suas comunidades, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Na primeira fase, as equipes (formadas por uma subequipe social e uma matemática/técnica) identificam um problema, estudam-no a fundo e realizam desafios de lógica e matemática. Na segunda fase, trabalham juntas para prototipar um aplicativo que solucione a questão proposta, unindo conhecimento técnico e engajamento social.
Entre as 1.728 equipes que iniciaram a jornada, o campus Serra inscreveu 11 times na categoria N2-C3 - a mais competitiva, que inclui Institutos Federais, Colégios Militares e outras escolas de alto desempenho. Desses, 7 times (42 estudantes) foram premiados e garantiram vaga entre os 600 melhores estudantes do Brasil para participar presencialmente da Escola Avançada de Tecnologia (EAT), em São José dos Campos (SP).
Este resultado é de extrema importância para o Ifes, pois evidencia a capacidade de nossos estudantes de competir em altíssimo nível, aplicando o conhecimento técnico adquirido em sala de aula para desenvolver soluções criativas e de impacto social.
Confira os resultados das equipes do Ifes - Campus Serra:
OURO
Equipe P.Y.T.H.O.N: Pedro Henrique Teodolino Andrade, Gabriel Detoni Alves, Davi Nogueira de Bem, Alex Sandro Rossmann Cruz do Nascimento, Caio Rodrigues de Souza Aguiar e Lucas Chaves de Castro (1° ano).
Destaque Nacional na área de Educação.
PRATA
Equipe ELJFMS: Eduardo Zardo Soares, Lorran Calazans Meneguelli, Juliana Brommonschenkel Corrêa, Francisco Leal Alves, Murilo Gomes Carvalho Góes e Sophia de Lima (2° ano).
BRONZE
Equipe Loucos e Sonhadores 2, o retorno: Gabriel Carlos Muniz Vago, Rafael Cabral Lopes, Vitor Felberg Barcelos, Ian Caliel Matos Cabral, Marlyson Rodrigues Souza e Luiz Felipe Silva de Freitas (2° ano).
Equipe WAVES: Eliza Karyn dos Santos de Oliveira, Wallace da Costa Ferreira dos Santos, Juan Ferreira dos Santos, Valentina Sobral Endringer, Ana Beatriz Lopes Borges e Amanda Paiva de Souza Silveira (1° ano).
MENÇÃO HONROSA
Equipe Jovens Titãs: Victor Ramos Dessaune, Katarina Veljovic, Arthur Loureiro Lima, Joice Bento Calixto da Costa, Lara Walcher de Andrade e Kauã Alexandre Bernardes (2° ano).
Destaque Nacional na área de Transformação Social pelo segundo ano consecutivo.
Equipe EcoTech: Vitória Teodoro Nunes, Amanda Carvalho Filgueiras, Maria Eduarda da Cruz Ferreira, Erick Miguel Barbosa dos Santos, Vitória Lima do Nascimento e Maria Júlia Leopoldo Barros (2° ano).
Equipe Los Penguinos de Madagascar 2.0: Caio de Carvalho Martins, Caio Victor Delaqua Lima, João Rodolfo Berger Andrade, Davi de Castro França, Guilherme Ferrari Miranda e André Luiz Siller de Deus (3° ano).
Durante uma semana intensa em São José dos Campos, os alunos premiados, acompanhados pelos mentores Wilsiman Santos Evangelista Silva, Bruno da Fonseca Chevitarese (estudante do 6º período de BSI) e pelo professor do campus Fidelis Zanetti de Castro, participaram de cursos, palestras, shows e tours tecnológicos. O ponto alto foi a apresentação de seus protótipos de aplicativos para uma banca de 180 avaliadores renomados do Brasil e do exterior, uma experiência única de aprendizado e networking.
O Ifes - Campus Serra parabeniza todos os estudantes e mentores pela dedicação, criatividade e pelo espírito colaborativo que levaram a essa conquista monumental, reforçando o compromisso da instituição com uma educação pública, inovadora e transformadora.
Redes Sociais