Ifes - Campus Serra conquista 31 medalhas na 5ª Olimpíada Mandacaru de Matemática e se destaca nacionalmente
Com 82% de seus alunos premiados e o troféu "Professor Arretado", instituição se destaca em olimpíada que celebra a matemática e a cultura nordestina, aproximando o ES dos grandes centros olímpicos do Nordeste.
O Ifes – Campus Serra consolida-se, mais uma vez, como referência nacional em olimpíadas do conhecimento. Na 5ª edição da Olimpíada Mandacaru de Matemática, a unidade alcançou um desempenho de excelência, conquistando 31 medalhas com uma delegação composta por 38 estudantes — o que representa uma taxa de premiação de quase 82%. O campus também foi agraciado com o troféu “Professor Arretado”.
Criada em 2021, a Olimpíada Mandacaru de Matemática é um evento de abrangência nacional que tem como principal objetivo popularizar o ensino da matemática por meio da valorização da cultura nordestina. Em sua edição de 2025, a competição contou com a participação de mais de 301 mil estudantes em todo o Brasil. Os níveis da olimpíada prestam homenagem a importantes ícones da cultura e da história nordestina: Cajuína (4º e 5º anos), Luiz Gonzaga (6º e 7º anos), Zumbi dos Palmares (8º e 9º anos) e Lampião (Ensino Médio).
Os representantes do Campus Serra participaram no Nível Lampião, destinado aos estudantes do Ensino Médio. A prova foi aplicada em fase única, com duração de três horas e composta por 20 questões objetivas de múltipla escolha, com pontuação progressiva. O conteúdo abordado está em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), exigindo dos participantes elevado nível de raciocínio lógico e domínio conceitual.
O desempenho da delegação capixaba foi notável, refletindo o compromisso do Ifes com a promoção da excelência acadêmica. Três estudantes obtiveram os melhores resultados da unidade: Matheus Policário Amorim, Enzo Versiani Rodrigues Lima e João Victor Pereira Santos, evidenciando o alto nível de preparo da equipe.
O professor Fidelis Zanetti de Castro, responsável pela preparação dos estudantes, recebeu o troféu “Professor Arretado”, distinção concedida aos educadores que se destacam na condução e no incentivo à participação discente em olimpíadas do conhecimento.
A seguir, confira os medalhistas do Campus Serra:
Medalhistas de Ouro:
Eduardo Zardo Soares
Enzo Versiani Rodrigues Lima
Francisco Leal Alves
João Amaro Marins
João Paulo Schaffel Bremenkamp
João Victor Pereira Santos
Juliana Bromonschenkel Corrêa
Matheus Policário Amorim
Pedro de Souza Almeida
Pedro Henrique Teodolino Andrade
Rafael Hiroshi Eguchi Neves
Medalhistas de Prata:
Alex Sandro Rosmann Cruz do Nascimento
Arthur Pereira Santana
Caio Silva Assenção
Daniel Michio
Daniel Temponi Rozas
Enzo Garuzzi
Heitor Moura Rosi
Hélio Botosso Neto
Henrique Hertel Fonseca Martinanni
João Victor Eugênio de Souza
Katarina Veljovic
Lucas Chaves de Castro
Lucas Guimarães Costa
Marlysson Rodrigues Souza
Murilo Gomes Carvalho Góes
Victor Ramos Dessaune
Medalhistas de Bronze:
Ana Beatriz Borges Julião
Andriy Gabriel Polastrelli
Arthur Benevides Souza Correia
Davi Nogueira de Bem
A Direção-Geral do Campus Serra parabeniza os estudantes e o docente premiado pelo brilhante desempenho. A conquista é reflexo da dedicação, do talento e do empenho dos(as) discentes, bem como da excelência do trabalho pedagógico desenvolvido no campus.
Redes Sociais