Página inicial > Notícias > Grupo de alunos do Campus Serra cria sistema para Central de Doação de Órgãos do Espírito Santo

Publicado: Segunda, 28 de Julho de 2014, 12h35 | Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2016, 11h03

Um grupo de alunos do Campus Serra, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), está desenvolvendo um sistema de informática para a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Espírito Santo (CNCDO). Os estudantes, do curso de Sistemas de Informação, fazem parte do Laboratório de Extensão em Desenvolvimento de Sistemas (Leds) e trabalham no projeto há cerca de um ano.

A versão de teste do Sistema de Notificação e Captação de Órgãos (Sincap) foi entregue à CNCDO no último dia 18. Segundo o professor Paulo Sérgio dos Santos, que é coordenador do Leds junto com o professor Rodrigo Calhau, o Sincap passará por sua primeira fase de testes na Central. Os profissionais vão usá-lo para simular seu funcionamento em paralelo aos procedimentos padrão.

O Sincap pretende agilizar a comunicação entre os hospitais e a CNCDO quando houver órgãos aptos para captação. Atualmente, é enviado um fax do hospital para a Central, o que pode comprometer a compreensão de todas as informações pertinentes em tempo hábil. “Quando um órgão é doado, existe um período de apenas seis horas para que seja feito o transplante. A comunicação precisa ser ágil e com o mínimo de equívocos possível”, comenta o aluno Renan Costa Nascimento.

A ideia é que, quando o sistema estiver completamente finalizado e implantado, todos os hospitais do Estado estejam conectados e que a Central possa ter um mapeamento, em tempo real, da localização dos órgãos doados e dos pacientes que necessitam deles. Ao longo dos próximos meses, o Leds fará pequenas entregas à CNCDO, apresentando novas funcionalidades do Sincap, incluindo uma versão para dispositivos móveis.

Até o final do ano, com a aprovação do sistema nesses primeiros testes na Central, ele será instalado em dois hospitais para dar sequência à fase experimental: no Hospital Estadual Dr. Jaime dos Santos Neves e Hospital Evangélico de Vila Velha.

Os alunos envolvidos no projeto Sincap são: André Spadetti Leão, Breno Sampaio Grillo, Ivana Amorim Julião, Lucas Caetano Possatti, Lucas Coutinho de Souza Oliveira, Marcos Aurélio Melo Dias, Phillipe Alcantara Fonseca Lopes, Renan Costa Nascimento e Vinicius Bispo Neves. Fazem também parte do Leds os estudantes Gabriel Inácio Barboza e Pedro Mathias Nakibar, que trabalham no projeto Sistemas Embarcados.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria