Página inicial > Notícias > Governo Federal oferta aplicação do teste TOEFL ITP gratuita para alunos e servidores de todos os campi do Ifes

Publicado: Quinta, 09 de Abril de 2015, 17h14 | Última atualização em Quarta, 09 de Novembro de 2016, 15h52

O Governo Federal, por meio do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF) do Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Ensino Superior (SESu) e CAPES, vai ofertar aplicações gratuitas do teste de nivelamento em língua inglesa TOEFL ITP a alunos de graduação, mestrado e doutorado de universidades federais, universidades estaduais e institutos federais e também alunos que realizarem inscrições em editais do Programa Ciência sem Fronteiras. Também serão contemplados os servidores ativos dos institutos e universidades federais. Essa iniciativa permitirá ao candidato conhecer sua proficiência em língua inglesa e o resultado do exame, ou score, poderá ser utilizado como comprovante de proficiência para os editais do Programa CsF para algumas universidades no exterior e outros programas de intercâmbio governamentais.

Poderão participar das aplicações alunos das 62 universidades federais, 29 institutos federais e 19 universidades estaduais credenciadas como Centros Aplicadores do Programa IsF, entre eles o Instituto Federal do Espírito Santo. O período de inscrições ocorrerá a partir de hoje (9), sendo que as aplicações serão realizadas no período de 23 de abril a 18 de junho.

O aluno poderá acessar o site do Programa IsF (isf.mec.gov.br) para realizar sua inscrição. Para isso, ele deverá estar regularmente matriculado em curso de graduação, mestrado ou doutorado de instituição credenciada como Centro Aplicador.

As aplicações no Ifes ocorrerão no campus Serra nas seguintes datas:

- Abril: 23,24,25.

- Maio: 14, 15 e 16.

- Junho: 16,17 e 18.

Em caso de dúvidas, o aluno deverá entrar em contato com a coordenadora do Programa Inglês sem Fronteiras do Ifes, Fernanda de Souza Hott, através do e-mail: ingles.semfronteiras@ifes.edu.br.

O CA, ou Centro Aplicador, é mais uma iniciativa do IsF, em parceria entre as instituições de ensino superior (IES), MEC/SESU, CAPES e Mastertest (certificadora do TOEFL ITP no Brasil) para apoio ao Programa Ciência sem Fronteiras e às IES públicas brasileiras com o objetivo de realizar um mapeamento da proficiência em língua inglesa dos alunos dessas instituições.

O IsF
O Programa Inglês sem Fronteiras visa incrementar a elegibilidade dos discentes das Instituições de Ensino Superior à mobilidade internacional estudantil, a partir do desenvolvimento da proficiência em Língua Inglesa. Saiba mais em isf.mec.gov.br.

* Informações enviadas pelo MEC