Página inicial > Notícias > Campus Serra recebe a exposição "Olhar Neurodiverso" no próximo dia 04 de abril

Campus Serra recebe a exposição "Olhar Neurodiverso" no próximo dia 04 de abril

Publicado: Quinta, 28 de Março de 2024, 09h30 | Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2024, 16h04

No próximo dia 04 de abril, quinta-feira, às 19 horas, o Coletivo Atipicamente inaugura a exposição "Olhar Neurodiverso" no Campus Serra. A mostra denominada “Olhar Neurodiverso” reúne cerca de 18 trabalhos de 11 artistas, com diversas técnicas como pintura, desenho, poesia e audiovisual.

O coletivo expõe no Campus Serra, com o apoio do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), obras que trazem o olhar dos artistas tanto para as questões internas, quanto para dificuldades impostas pela sociedade por conta do capacitismo, falta de empatia e de apoio para suas necessidades.

“A maioria dos artistas possui alguma neuro divergência como autismo e TDAH. Ter a oportunidade de levar essa exposição para o Ifes é muito gratificante porque a instituição busca garantir a acessibilidade em cursos e o suporte aos alunos com necessidades específicas por meio dos Napnes” afirma Déborah Corrêa, produtora cultural e artista. O coletivo ainda fará proposta de oficina e conversa com artistas, segundo Corrêa. “Alguns artistas vão auxiliar alunos atendidos pelo Napne do Campus Serra para produzir obras que serão incluídas posteriormente nesta mostra. Também pretendemos ter um momento em que os artistas conversarão com os alunos para entender sobre o processo de criação e os desafios que as neuro divergências trazem à produção das obras”

A exposição fica aberta ao público até o dia 31 de maio, no hall de entrada do Campus de segunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas, sem necessidade de agendamento. A abertura no dia 04/04 contará com apresentação musical da artista Ilus, que costuma se denominar como artista e autista.

Artistas:

Max dos Santos