Página inicial > Notícias > Estudantes do Campus Serra realizam o experimento de Eratóstenes para calcular a circunferência da Terra

Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2024, 09h56 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2024, 13h47

Estudantes do segundo semestre de Mecatrônica do Campus Serra reproduziram, nesta segunda-feira (23), o experimento originalmente realizado pelo matemático e astrônomo Eratóstenes de Cirene por volta de 200 a.C., para determinar a circunferência da Terra. A atividade foi desenvolvida ao lado do ginásio do campus durante a aula de Física I sob a orientação do professor Leandro M Sá.

O experimento consiste, inicialmente, em medir o tamanho da sombra formada por uma haste sob o sol a pino durante o equinócio de primavera/outono (momento em que o Sol cruza o equador celeste). A partir daí, usando geometria básica e trigonometria, é possível determinar o ângulo formado pela haste e a direção dos raios do sol. Em seguida é obtida a proporção deste ângulo em relação ao ângulo de 360o, equivalente ao de uma circunferência. Esta proporção multiplicada pela distância meridional da linha do equador até o campus Serra (determinada no software Google Earth) resulta na circunferência do planeta.

A circunferência da Terra calculada em aproximadamente 39.800 km pelos estudantes neste experimento foi estimada com erro de 0,50% em relação ao seu real valor.

Esses resultados dos estudantes do Campus Serra serão juntados aos de outras escolas ao redor do mundo pela organização educacional grega Ellinogermaniki Agogi (EA), que há dez anos organiza o Experimento de Eratóstenes (https://eratosthenes.ea.gr/) em colaboração com a Sociedade Helênica de Matemática. Na edição anterior deste evento ocorrida em 21.03.2024, 136 escolas de 29 países de todo o mundo participaram desta celebração da ciência e da educação, calculando a circunferência da Terra usando instrumentos simples e ferramentas educacionais de aprendizagem eletrônica.

Isso evidencia que este genial experimento, ainda que antigo, pode perfeitamente ser reproduzido atualmente para mostrar que o nosso planeta tem formato aproximadamente esférico, conforme demonstrado por Eratóstenes há mais de dois mil anos atrás.

Em síntese fica a sugestão do físico Marco Moriconi do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense: “Se alguém lhe propuser que a Terra é plana, a resposta a ser dada é muito simples: você está redondamente enganado!”

Acesse os links abaixo para saber mais sobre o experimento de Eratóstenes.

experimento eratostenes foto 01

experimento eratostenes foto 02