Página inicial > Notícias > Estudantes do Campus Serra participam do Desafio InovaSerra de Inovação Aberta

Estudantes do Campus Serra participam do Desafio InovaSerra de Inovação Aberta

Publicado: Quarta, 29 de Março de 2023, 08h03 | Última atualização em Quinta, 30 de Março de 2023, 12h10

O “1º Desafio InovaSerra de Inovação Aberta: Soluções para a Gestão Pública”, foi concluído no dia 18 de março, no SENAC-Serra, entre os finalistas estavam uma equipe formada por 4 alunos do Campus Serra: Irlane Schmidt da Silva Alves, Irene Schmidt da Silva Alves, Gustavo Laube e Pedro Henrique Bragança do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação.

O evento, promovido pelo Polo InovaSerra, foi desenvolvido pelo FindesLAB com apoio do SENAC-Serra, do SEBRAE e da Mobilização Capixaba para Inovação (MCI). Os desafios propostos foram: a separação apropriada do lixo para coleta seletiva e o atendimento aos Microempreendedores Individuais (MEI).

Para Francisco Rapchan, coordenador geral do Projeto InovaSerra, o objetivo do evento foi estimular empreendedores, moradores, servidores, estudantes e empresas a desenvolverem soluções inovadoras para a melhoria da gestão pública do Município da Serra, sejam elas novos produtos, processos ou serviços de caráter inovador.

Na opinião de Irlane Alves, foi uma experiência incrível. “Fiquei um pouco insegura no início, por competir com pessoas já formadas, mas consegui lidar bem com os desafios, com dedicação e trabalho em equipe. Também obtive conhecimento, experiência e conexão com pessoas que auxiliaram na organização do evento - é uma experiência que levarei para minha vida”.

Para Irene Alves “foi incrível e muito desafiador, pois foi a minha primeira vez participando em um projeto neste nível. Fiquei calma e apreensiva ao mesmo tempo. Aprendi muitas coisas novas, inclusive sobre o pitch, onde foi o meu primeiro contato, minha primeira vez até mesmo falando com um público em grande quantidade, eu tinha três minutos para vender o nosso projeto. Uma experiência que levarei para minha vida.”

Já Gustavo Laube considera que “foi uma oportunidade única para trocar ideias, conhecer novas tecnologias e estabelecer parcerias”. Ele acrescenta, “juntos, apresentamos um projeto inovador que despertou o interesse de muitos participantes e tivemos a oportunidade de fazer networking com outras pessoas que compartilham o nosso interesse em inovação.”

Outro componente da equipe, Pedro Henrique Bragança, diz: “estou orgulhoso do trabalho que realizamos. A experiência foi desafiadora, mas também muito enriquecedora. Estou ansioso para continuar participando de iniciativas como essa”.

O Polo InovaSerra é um programa municipal que busca fortalecer o ecossistema de inovação do município e tem o Campus Serra do Ifes como Marco Zero e gestor, juntamente com a Prefeitura Municipal e a Associação dos Empresários da Serra – ASES.

desafio inova serra