Página inicial > Notícias > Estudantes do Campus Serra apresentam excelentes resultados no Concurso Canguru de Matemática Brasil

Publicado: Terça, 08 de Junho de 2021, 08h37 | Última atualização em Terça, 08 de Junho de 2021, 15h58

Foram 11 premiações no total.

Os estudantes do Campus Serra conquistaram um excelente resultado na modalidade on-line do Concurso Canguru de Matemática Brasil. O concurso Canguru é direcionado a escolas públicas e privadas brasileiras, devidamente registradas no MEC, e é ofertado em seis níveis: P (Pre Ecolier), que compreende estudantes do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental (EF), E (Ecolier), para estudantes do 5º e 6º anos do EF, B (Benjamin), voltado para estudantes do 7º e 8º anos do EF, C (Cadet), para estudantes do 9º ano do EF, J (Junior), no qual competem estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio (EM) e S (Student), para estudantes do 3º ano do EM.

Participaram do concurso 89 estudantes do Campus Serra no nível J e 20 estudantes no nível S. As atividades relativas a preparação, organização e aplicação das provas foram coordenadas e realizadas pelos professores do Campus, Fidelis Zanetti de Castro e Paulo Cezar Camargo Guedes. As provas, nos níveis J e S, compostas por 30 questões cada, abordaram temas de Álgebra, Aritmética, Geometria, Combinatória e Raciocínio Lógico.

Na versão 2021 do concurso o número máximo de estudantes premiados por escola foi restrito a 10% dos seus participantes, com atribuições de medalhas de ouro, de prata, de bronze ou menções honrosas, em função das pontuações dos estudantes participantes.

Os estudantes do campus Serra receberam uma medalha de ouro, 3 medalhas de prata e 7 medalhas de bronze, totalizando 11 premiações. Os premiados em ordem decrescente de pontuação, por nível, estão listados a seguir:

Nível J:
1. Caio Castello Grandi Ribeiro – medalha de ouro – 116,25 pontos.
2. Nathan Titonelli Leonardo – medalha de prata – 102,25 pontos.
3. Gabriel Dias Barros – medalha de prata – 96,75 pontos.
4. Gabriel Ravani do Rosário – medalha de bronze – 90,25 pontos.
5. Vitor Barcelos Cera – medalha de bronze – 88,75 pontos.
6. Arthur Coelho Tosi – medalha de bronze – 88,5 pontos.
7. Carlos Eugenio Venturin Goldner – medalha de bronze – 88,00 pontos.
8. Vitor Cesconeto Kirmse – medalha de bronze – 88,0 pontos.
9. Victor Forattini Jansen – medalha de bronze – 87,5 pontos.

Nível S:
10. Yana Regina Confessor Machado – medalha de prata – 86,25 pontos.
11. Pedro Santana Prates – medalha de bronze – 79,75 pontos.

É importante destacar que, devido à pandemia, a organização do concurso não publicizou os resultados comparativos entre todas as escolas brasileiras participantes. Mesmo assim, as notas de corte para atribuição de medalhas foram obtidas pela coordenação nacional do concurso mediante a análise dos resultados de todos os estudantes de todas as escolas que participaram. Essas notas são as seguintes:

Nível J:
Ouro: de 107 a 150
Prata: de 91,5 a 106,75
Bronze: de 79,5 a 91,25
Menção honrosa: abaixo de 79,25 até se compor 10% dos participantes, se necessário.

Nível S:
Ouro: de 100,5 a 150
Prata: de 84,25 a 100,25
Bronze: de 73 a 84
abaixo de 72,75 até se compor 10% dos participantes, se necessário.

Os interessados em saber mais sobre o concurso podem acessar a página https://www.cangurudematematicabrasil.com.br/

Este resultado do Campus Serra vem em seguida a uma sequência de ótimos resultados obtidosem diferentes competições olímpicas nacionais e internacionais desde 2018.