Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Estudantes de graduação do Ifes conhecem possibilidades de estudo oferecidas pelos institutos de tecnologia canadenses
Início do conteúdo da página

Estudantes de graduação do Ifes conhecem possibilidades de estudo oferecidas pelos institutos de tecnologia canadenses

Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2013, 11h45 | Última atualização em Terça, 23 de Mai de 2017, 15h51

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirEstudantes e professores do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes se reuniram com representantes de institutos de tecnologia do Canadá no Encontro Brasil – Canadá de Educação Profissional e Tecnológica. O evento foi realizado na quinta-feira (20), no campus Vitória, e teve como objetivo explicar aos alunos as oportunidades de estudos oferecidas pelas instituições canadenses por meio do Ciência sem Fronteiras.

O encontro, realizado em dois momentos, reuniu servidores e alunos de graduação do Ifes – dos cursos presenciais e dos polos de educação a distância. Participaram do encontro Leah Jurkovic, representante da Association of Canadian Community Colleges – ACCC; Colin Grant Boguski, do Langara College; Jeff Cooper, do College of the Rockies; Philippe Mpeck, do Cégep de Trois-Rivières; Denis Perron, do Cégep de l’Abitibi-Témiscamingue; e Ives Laforge, do Collège Communautaire du Nouveau-Brunswick – CCNB. Eles chegaram ao campus Vitória acompanhados do diretor de Relações Empresariais e Extensão Comunitária do Ifes, Fábio Có, onde receberam as boas-vindas do diretor-geral do campus, Ricardo Paiva; dos diretores de Extensão, Sérgio Zavaris; e de Pesquisa e Pós-Graduação, Viviane Azambuja; e do coordenador-geral de Relação Empresariais do campus, Epifânio Davi.

O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, participou desse primeiro momento e falou sobre sua intenção de ampliar os objetivos da visita para o trabalho conjunto das instituições em pesquisa aplicada. Ele também destacou que o intercâmbio de estudantes deve ser apenas o primeiro passo. “A troca de estudantes deve ser seguida de intercâmbio de professores e pesquisadores e do trabalho em pesquisa aplicada e inovação”, disse.

Na reunião, foram apresentadas algumas informações sobre o Instituto, que hoje possui cerca de 20 mil alunos em cursos presenciais e aproximadamente três mil estudantes da educação a distância. O reitor do Ifes falou ainda sobre o crescimento rápido da instituição, que lançou sua primeira graduação em 1999 e o primeiro mestrado em 2009, e das possibilidades de avanços no futuro. Ele adiantou que a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – Setec está em negociação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes para abertura de edital para que os Institutos Federais façam propostas de mestrados profissionais.

Denio informou ainda que está sendo estudada a proposta de possibilitar que os professores participem do Programa Ciências sem Fronteiras para estágio em ensino e pesquisa aplicada. Ele também respondeu às perguntas dos canadenses sobre o Ifes.

Ives Laforge destacou que os objetivos do Ifes e das instituições canadenses são exatamente os mesmos: pesquisa, intercâmbio e equivalência de créditos. “É primordial que nós tenhamos uma equivalência de créditos para que possamos receber melhor alunos e professores”, destacou. Ele ressaltou ainda que somente as cinco instituições de tecnologia canadenses representadas no encontro têm mais de 300 programas para oferecer a alunos e professores do Ifes.

Os canadenses lembraram ainda que é preciso esclarecer aos estudantes que, mesmo que eles não conheçam o idioma, lá eles terão aulas para aprender inglês ou francês.

Ainda no período da manhã, eles se reuniram com pesquisadores, coordenadores de cursos de graduação, gestores da área de ensino no Ifes e diretores-gerais. Eles apresentaram suas instituições e algumas das linhas de pesquisa trabalhadas em cada uma delas. Realizaram ainda uma visita às instalações do campus Vitória.

Os servidores do Ifes puderam tirar dúvidas referentes aos cursos ofertados, áreas de pesquisa, procedimentos para obtenção de visto e custo de vida no Canadá, além de informações sobre validação de créditos, currículos e aprofundamento sobre a estrutura dos cursos.

À tarde, aproximadamente 150 estudantes de graduação do Ifes participaram do encontro. O reitor do Ifes recepcionou os alunos e ressaltou a importância de uma experiência de estudos fora do Brasil para o futuro profissional.

A representante da ACCC fez uma apresentação sobre o Canadá e sobre os institutos de tecnologia, que oferecem uma diversidade de programas voltados para atender demandas do mercado de trabalho. Leah Jurkovic também explicou o funcionamento do programa Ciências sem Fronteiras no país.

Os representantes canadenses fizeram uma breve apresentação sobre suas instituições. Os alunos receberam orientações sobre os institutos de tecnologia do Canadá, os programas ofertados, hospedagem, trâmites acadêmicos necessários e informações sobre cursos de idiomas.

Ao final do encontro, os representantes dos institutos de tecnologia do Canadá e o diretor de Pesquisa do Ifes e coordenador do Programa Ciências sem Fronteiras, Roquemar Lima Baldan, responderam as dúvidas dos alunos.

Mais informações sobre os institutos de tecnologia canadenses podem ser obtidas no site: http://techinstitutescanada.ca.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página