Página inicial > Notícias > Estudantes de cursos técnicos podem inscrever projetos na Mostratec até sábado (17)

Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2013, 18h11 | Última atualização em Terça, 23 de Mai de 2017, 09h59

Com o objetivo de estimular estudantes na atividade de iniciação científica e tecnológica será realizada, de 20 a 25 de outubro, a 28ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. A feira destina-se à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por estudantes do ensino médio e da educação profissional de nível técnico.

A Mostratec é organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e será realizada na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. O evento reunirá projetos de alunos de instituições de ensino médio e educação profissional de nível técnico do Brasil e de outros países.

A mostra foi contemplada com verba do Edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Dessa forma, a participação de um projeto de cada estado brasileiro, com até dois alunos e um professor, será financiada, isto é, os membros terão as despesas de participação pagas (passagens e diárias para pagamento de hospedagem e taxa de inscrição). Para participar, é preciso inscrever o projeto até o próximo sábado (17).

Para concorrer, o projeto deve ser desenvolvido por até três alunos da rede pública, do ensino médio ou educação profissional de nível técnico (porém somente dois alunos receberão o patrocínio); ter um orientador maior de 21 anos; ser elaborado de acordo com as regras de pesquisa científica da Mostratec; e apresentar um trabalho contínuo de 12 meses, iniciado no ano precedente à feira.

É necessário ainda que o projeto tenha, como objeto de estudo, uma das áreas de conhecimento definidas pela Mostratec e enfoque uma das seguintes características: investigação ou inovação. A divulgação dos projetos aprovados pelo Comitê de Revisão Científica da Mostratec – CRC será no dia 6 de setembro de 2013, por e-mail. Caso o estado tenha apenas um projeto inscrito ele estará automaticamente aprovado para participação na feira.

Mais informações estão disponíveis no site do evento: www.mostratec.com.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação social - Reitoria