Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Estudante do Campus Serra compartilha experiências com colegas sobre tecnologias que contribuem para seu processo de ensino-aprendizagem
Início do conteúdo da página

Estudante do Campus Serra compartilha experiências com colegas sobre tecnologias que contribuem para seu processo de ensino-aprendizagem

Publicado: Quarta, 28 de Mai de 2025, 15h04 | Última atualização em Quarta, 28 de Mai de 2025, 16h04

O estudante Kevin Lourenço de Melo Roque, do 2º módulo do curso técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, compartilhou com os colegas de turma as tecnologias que utiliza em sua rotina. A atividade teve como objetivo apresentar ferramentas acessíveis que contribuem diretamente para seu processo de ensino-aprendizagem.

Durante a apresentação, Kevin, que é deficiente visual, explicou o funcionamento e a importância de diversas tecnologias. Entre os recursos demonstrados estavam: o sistema braille, utilizado para leitura e escrita; o sistema Dosvox, composta por programas como o Edivox (editor e leitor de textos), Webvox (navegador de internet) e Cartavox (cliente de e-mail); o NVDA, leitor de telas para computadores; o TalkBack, leitor de telas para celulares com sistema Android; e um jogo de aventura textual criado por deficientes visuais e para pessoas com deficiência visual.

A atividade também contou com a participação do professor Richard Junior Manuel Godinez Tello, que apresentou projetos desenvolvidos com estudantes na área de Tecnologias Assistivas. Entre os destaques, estão o desenvolvimento de sistemas de controle automatizados para cadeiras de rodas e o projeto Beacon Visual, uma iniciativa de Iniciação Científica voltada à locomoção de pessoas com deficiência visual em ambientes internos, utilizando sinalização sonora e tecnologia Bluetooth de Baixa Potência (BLE).

Para a estudante Ana Carolina Brunetti da Silva Baltazar, o momento foi de aprendizado e reflexão:

“O Kevin é um estudante muito atencioso e participativo, a apresentação dele foi muito bem elaborada e gostei muito de saber sobre os programas que o ajudam a aprender, foi sensacional. Outra coisa é saber que o apoio de pessoas como o professor Richard e seus alunos, de estarem sempre tentando elaborar novos projetos para dar suporte ao alunos com deficiência é uma atitude muito bonita, é fascinante a forma com que a tecnologia consegue ajudar essas pessoas a desenvolver suas atividades, também sabemos que pode ajudar muito mais se tiver o investimento correto, pois todos deveríamos ter a mesma oportunidade de adquirir um ensino completo e digno.”

A ação contribuiu para ampliar o conhecimento da turma sobre inclusão e acessibilidade, além de promover o respeito à diversidade e reforçar o papel da tecnologia como ferramenta de apoio à educação para todos.

kevin tecnologias ensino aprendizagem1

kevin tecnologias ensino aprendizagem2

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página