Página inicial > Notícias > Equipes do Ifes vencem etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Equipes do Ifes vencem etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2013, 12h02 | Última atualização em Terça, 23 de Mai de 2017, 13h25

Os alunos do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes conquistaram o primeiro e o segundo lugar na etapa regional da VII Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR, realizada no sábado (13), no ginásio Jones dos Santos Neves. O Ifes também ganhou o prêmio de inovação.

As equipes vencedoras foram Gatos de Schrodinger, que conquistou o primeiro lugar; Pedro&Thiago, com a segunda colocação; e Puzzle, que ganhou o prêmio de inovação; todas formadas por estudantes dos cursos Técnicos em Mecânica e em Eletrotécnica do campus Vitória. O campus Vitória se destaca nos eventos de robótica desde 2010 e acumula resultados estaduais, nacionais e mundiais.

As equipes que participaram da competição fazem parte do Clube de Robótica do Ifes, associado ao Núcleo de Estudos em Robótica e Automação – Nera. O Nera proporciona aos alunos a possibilidade de criar, planejar, desenvolver e construir projetos de robótica com olhar crítico sobre a ciência e a tecnologia, se apropriando de saberes de forma integrada e significativa. Questões como trabalho em equipe, respeito à diversidade, questões de gênero e cooperação são abordados de forma integrada aos saberes de física, matemática, informática, entre outros.

A OBR é uma iniciativa que promove o interesse pela ciência e tecnologia ao utilizar a temática da robótica como ferramenta para ajudar a aprender. Ela elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática e destina-se a alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Reitoria