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Equipes do Ifes premiadas na OBT concorrem a uma imersão tecnológica no MIT

Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2024, 11h08 | Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2024, 12h26

Três equipes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Ifes - Campus Serra foram premiadas na Olimpíada Brasileira de Tecnologia 2024 (OBT 2024): Jovens TItãs, LEDS e Los Pingüinos de Madagascar. Esta foi uma conquista inédita para o Ifes, tendo em vista que a OBT 2024 contou com a participação de 6808 estudantes compondo 878 equipes de todos os estados da federação.

Vamos ver como isso se concretizou?

A Equipe Jovens TItãs é composta pelos estudantes Arthur Loureiro Lima, Joice Bento Calixto da Costa, Kauã Alexandre Bernardes, Lara Walcher de Andrade e Victor Ramos Dessaune, todos do 1º ano do curso técnico em Informática para Internet integrado ao ensino médio do turno vespertino.

equipe jovens titãs

Os Jovens TItãs foram contemplados com medalha de prata propondo o projeto Facilita Cidadão.

O projeto consiste no desenvolvimento de um aplicativo mobile, com o objetivo de atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU 10 e 17, que visam reduzir a desigualdade e promover parcerias e meios de implementação, respectivamente.

O protótipo desenvolvido pela equipe unifica diversas políticas públicas do governo em um único lugar, incluindo programas como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros. Além disso, o protótipo foi idealizado para auxiliar cidadãos com pouca familiaridade com tecnologia, tornando o acesso a esses serviços mais fácil e acessível para todos.

A apresentação dos jovens TItãs está disponível no link: https://youtu.be/1FEy6TTWlqU?si=Rv40xl_n7Yf4DtQc

A equipe LEDS é composta pelos estudantes Wilsiman Santos Evangelista Silva, do 1° período do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, Murilo Coser Rocha, do 2º ano do curso técnico em Informática para Internet integrado ao ensino médio, Vitória Cruz de Aguiar, do 1º ano do curso técnico em Informática para Internet integrado ao ensino médio, Samuel Oliveira Benevides Barros, do 3º ano do curso técnico em Mecatrônica integrado ao ensino médio, Livia Helena da Silva Estevão Araujo, do 2º ano do curso técnico em Mecatrônica integrado ao ensino médio e Caio Silva Assenção, do 1º ano do curso técnico em Mecatrônica integrado ao ensino médio, todos do turno matutino.

equipe leds

A equipe recebeu medalha de bronze propondo o projeto Breast Cancer Detection.

O projeto consiste em um aplicativo mobile destinado a ajudar médicos oncologistas e patologistas no diagnóstico de câncer de mama, abordando o problema da alta incidência de falsos negativos em exames histopatológicos. Com o câncer de mama sendo a principal causa de morte por câncer entre mulheres, a detecção precoce e precisa é essencial. O aplicativo utiliza uma rede neural profunda para analisar imagens histopatológicas, fornecendo um pré-diagnóstico com uma acurácia de 98,5% e um recall de 97,6%, ajudando a reduzir falsos negativos.

Estudos indicam que a discordância diagnóstica entre médicos pode chegar a 25%, exacerbando os falsos negativos. A solução proposta pela equipe LEDS visa diminuir essa variabilidade, oferecendo uma ferramenta confiável para confirmação diagnóstica. O projeto está alinhado com o ODS 3, que visa promover saúde e bem-estar.

A apresentação da equipe LEDS está disponível em: https://youtu.be/dHxhr9ycPhU.

Já a equipe Los pingüinos de Madagascar é formada pelos estudantes Caio Victor Delaqua Lima, Caio de Carvalho Martins, Arthur Cândido Maria e Lucas Cezar de Arruda, do 2º ano do curso técnico em Mecatrônica integrado ao ensino médio do turno matutino e João Rodolfo Berger Andrade e Davi de Castro França do segundo ano do curso técnico integrado a Informática para Internet do turno matutino.

equipe los pingüinos de madagascar

A equipe recebeu medalha de menção honrosa pela proposição do projeto IncluRate.

O projeto visa facilitar a vida de pessoas com necessidades especiais, proporcionando uma solução tecnológica para melhorar a interação dessas pessoas com o mundo ao seu redor. Ele permite que usuários avaliem a acessibilidade de diversos estabelecimentos, incentivando melhorias contínuas e garantindo que tanto os estabelecimentos quanto os visitantes se beneficiem de ambientes mais acessíveis.

IncluRate, uma abreviação de "Inclusive Rate" oferece uma plataforma para feedback sobre a inclusividade de locais como restaurantes, cinemas e parques. Usuários podem buscar e avaliar estabelecimentos acessíveis, compartilhando suas experiências e ajudando outros com necessidades semelhantes a tomar decisões informadas. A visão do aplicativo é promover a acessibilidade e a independência, criando um mundo mais inclusivo para todos.

A apresentação da equipe Los pingüinos de Madagascar está disponível em: https://youtu.be/acm37gagp3M?si=P5qBI_f5Gk5GurIQ.

Como funciona a OBT? 

A OBT é uma iniciativa que visa despertar o interesse pela área de tecnologia em jovens estudantes de todo o Brasil. Promovida pelo Instituto Alpha Lumen de Apoio ao Talento (IAL) e idealizada em parceria com o Massachusetts Institute of Technology Brazil (MIT Brazil), a OBT se destaca por sua proposta única de estimular a criatividade, a resolução de problemas e o desenvolvimento de soluções tecnológicas com impacto social.

Os integrantes de cada equipe se organizam em dois times: o de Matemática e o Social.

O time de Matemática fica responsável por resolver três provas, cada uma com duração de uma hora: tomada de decisão, estimativa e lógica computacional.

O time Social, por sua vez, tem como missão analisar pelo menos um dos 17 ODS da ONU com o objetivo de identificar um problema social relacionado a eles, presente na comunidade local, regional ou nacional; pesquisar e aprofundar o conhecimento sobre o problema selecionado, buscando dados relevantes e diferentes perspectivas; propor soluções inovadoras e viáveis para o problema identificado, utilizando a tecnologia como ferramenta para a transformação social; e elaborar um plano de ação detalhado, definindo estratégias, etapas de implementação, indicadores de sucesso e recursos necessários.

Com essas etapas realizadas, o time Social deve gravar um vídeo de até 3 minutos explicando a problemáica escolhida e a solução elaborada, e prototipar um aplicativo usando o Figma, que é editor gráfico vetorial e ferramenta de prototipagem online.

Sobre a premiação em São Paulo

As três equipes premiadas, juntamente com professor Fidelis Zanetti de Castro, participarão da Escola Avançada de Tecnologia (EAT 2024), que ocorrerá nas dependências do Instituto Alpha Lumen, em São José dos Campos, SP, entre os dias 22 e 27 de julho de 2024.

O evento consiste numa imersão tecnológica composta por cerca de 400 alunos medalhistas em diversas competições, incluindo a OIMC - Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento, a OICEA - Olimpíada Internacional de Ciências e Engenharia Aeroespacial, o TBS - Torneio Brasileiro de Sustentabilidade, e a OBT - Olimpíada Brasileira de Tecnologia.

Nessa semana, ocorrerão 60 oficinas e palestras de representantes da Boeing, Microsoft, Stone, CloudWalk, MIT Brazil, Dassault Systèmes, BRENG, Fundação Estudar, Trinus Tech e Alpha Lumen.

Na EAT 2024, as equipes Jovens TItãs e LEDS do campus Serra ainda participarão do desafio APP, concorrendo a uma imersão tecnológica de uma semana no renomado MIT - Massachusetts Institute of Technology, localizado em Cambridge, Massachusetts, EUA.

O Campus Serra do Ifes parabeniza as equipes e deseja sucesso na semana EAT!

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