Página inicial > Notícias > Equipe Leds do Campus Serra participará da Escola Avançada de Tecnologia em São Paulo

Publicado: Terça, 04 de Junho de 2024, 08h37 | Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2024, 08h40

De 22 a 27 de julho a equipe do Laboratório de Extensão em Desenvolvimento de Soluções (LEDS) do Campus Serra, participará da Escola Avançada de Tecnologia no Instituto Alpha Lumen, em São José dos Campus, São Paulo. O evento consiste numa imersão tecnológica composta por cerca de 400 alunos medalhistas em diversas competições.

Nessa semana, ocorrerão 60 oficinas e palestras de representantes da Boeing, Microsoft, Stone, CloudWalk, MIT Brazil, Dassault Systèmes, BRENG, Fundação Estudar, Trinus Tech e Alpha Lumen.

Além disso, a equipe do LEDS participará da Cerimônia de premiação, onde receberá a medalha de ouro da Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento (OIMC), que foi campeã no final de 2023.

Na OIMC o time do LEDS competiu na categoria 2, que envolve escolas públicas (seletivas), escolas privadas, escolas técnicas e profissionalizantes (públicas ou privadas), colégios militares, institutos federais, colégios de aplicação de Universidades e Núcleos de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (NAAHS). A equipe foi formada por 13 integrantes, o time LEDS foi liderado e orientado pelo professor Fidelis Zanetti de Castro e capitaneado por Wilsiman Santos Evangelista Silva, aluna do Bacharelado em Sistemas de Informação do Campus Serra.

A OIMC é uma competição realizada em parceria entre Brasil e China. Ela é organizada pelo Instituto Alpha Lumen (IAL), de São José dos Campos, São Paulo, que é a principal ONG brasileira voltada para o atendimento a estudantes com altas habilidades. A competição contou com 12 mil participantes de todos os 26 estados da federação e do Distrito Federal. Além disso, competiram times de Cabo Verde, Angola e Moçambique.

Os desafios propostos na competição envolveram conteúdos de Geografia, História, Ciências, Atualidades e Tecnologia, Cultura Nerd, Artes e, principalmente, Matemática. Confira a seguir a composição do time:

- Carlos Barroca Faria (Mecatrônica, Ifes - Campus Serra)

- Daniel Trierweiler Leal Corrêa (Engenharia Elétrica, Unicamp)

- Guilherme Gadioli Marcelino Martins (Engenharia Elétrica, Unicamp)

- Ingrid Quintiliano Nascimento Dutra (Medicina, Ufes)

- Isabele Maria Ferreira Miguel (Mecatrônica, IFMG)

- Kauã Mateus de Barros Terra (Bacharelado em Sistemas de Informação, Ifes - Campus Serra)

- Lair Bittencourt Carvalho Neto (Ciências Biológicas, Ufes)

- Luiza Izaita Pinto Sava (CE Charles Darwin e Olimpus)

- Murilo Coser Rocha (Informática para a Internet, Ifes - Campus Serra)

- Samuel Oliveira Benevides Barros (Mecatrônica, Ifes - Campus Serra)

- Victor Piérre Azevedo Morelli (Mecatrônica, Ifes - Campus Serra)

- Wilsiman Santos Evangelista Silva (Bacharelado em Sistemas de Informação, Ifes - Campus Serra)

A classificação final das escolas premiadas na competição foi:

11° lugar: Colégio Embraer, São José dos Campos, SP (Menção honrosa)

10° lugar: Medalhei Olimpíadas Científicas, Sorocaba, SP (Menção honrosa)

9° lugar: EEEP Otília Correia Saraiva, Barbalha, CE (Menção honrosa)

8° lugar: Colégio Militar de Belo Horizonte, MG (Menção honrosa)

7° lugar: Colégio de Aplicação da UFV, Viçosa (Bronze)

6° lugar: Colégio Militar de Fortaleza, CE (Bronze)

5° lugar: Colégio Núcleo, Recife, PE (Bronze)

4° lugar: Objetivo Colégio Integrado, São Paulo, SP (Prata)

3° lugar: Ari de Sá Cavalcante, Fortaleza, CE (Prata)

Ouros: Farias Brito, Fortaleza, CE e Campus Serra do Ifes (equipe LEDS).