Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Encontro para Discussão da Proposta de Implantação do Centro de Modernização de Gás no campus Serra
Início do conteúdo da página

Encontro para Discussão da Proposta de Implantação do Centro de Modernização de Gás no campus Serra

Publicado: Terça, 11 de Junho de 2013, 15h20 | Última atualização em Quinta, 25 de Mai de 2017, 10h33

No dia 07 de junho, o diretor presidente da Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo - ASPE, Luiz Fernando Schettino, apresentou a proposta de sediar no campus Serra o Centro de Modernização do Gás Canalizado do Espírito Santo. O Centro será responsável por implementar o que determina o Decreto Estadual 3273-R, de 01/04/2013, que institui e implanta um programa estadual de incentivo às atividades que visem ao estudo, à pesquisa, ao desenvolvimento, à inovação, ao planejamento, à capacitação e à execução de programas de competitividade no segmento energético estadual, denominado PD&I Energia. O Centro será financiado com recursos destinados à modernização do sistema de gás canalizado, provenientes da arrecadação da empresa concessionária desse serviço no ES, a BR Distribuidora, uma companhia subsidiária da Petrobras.

Schettino defendeu se "tratar de uma inovação em termos de gestão de concessões no Brasil, viabilizando um centro tecnológico com potencial de atrair outras empresas de energia elétrica, renovável e alternativa, e de constituir um futuro instituto de energia do ES". A BR Distribuidora, com contrato de concessão até 2043, será a gestora do Centro, formando para isso um Conselho Técnico Científico, Administrativo e Financeiro com membros do Ifes, de outras instituições públicas e privadas, e da própria empresa. O gerente de marketing e comercialização de gás natural da BR Distribuidora no Espírito Santo, Frederico Bichara, e o coordenador do projeto conceitual do Centro de Modernização, Márcio Lírio, também da empresa, apresentaram um estudo preliminar à comunidade do campus, em busca de colher sugestões para a proposta.

O projeto contempla atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) nas tecnologias demandadas pela distribuição e uso de gás natural bem como a capacitação profissional e a prestação de serviços, especialmente em tecnologias industriais básicas tais como aferição e calibração de medidores e ensaios de materiais com vistas à segurança operacional. "O Centro vai ser referência de inovação no setor de distribuição de gás natural", afirmou Márcio. Para isso, foram listados alguns dos laboratórios propostos, que receberam sugestões dos participantes.

O Centro de Modernização apoiará as operações da distribuição de gás natural em todo o ES, contando com um centro de operações capaz de monitorar e operar remotamente todas as redes de gás canalizado no território capixaba. Nesse ambiente, além das operações cotidianas, serão testadas novas tecnologias de gestão de redes de gás canalizado, visando à eficiência operacional e à segurança das comunidades abastecidas. O Pro-reitor de Extensão Tadeu Pissinati exemplificou a existência de centros de pesquisa similares no Campus da UFRJ, na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro-RJ, onde estão abrigados o Cepel, da Eletrobras, o Cetem, do MCTI, o Cenpes, da Petrobras, e outros centros de pesquisa de empresas privadas, inclusive multinacionais como a Halliburton e a G&E. Mediou então a discussão sobre a oportunidade trazida pela ASPE e pela BR Distribuidora e encaminhou ao Conselho de Gestão do Campus a tomada de decisão quanto à proposta apresentada, que implica na cessão onerosa de uma área de 20 mil metros quadrados do Campus por 30 anos. O ônus pela ocupação da área ainda será negociado, mas a intenção é direcioná-lo para as atividades finalísticas do Centro, que convergem com as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Ifes. Antes da tomada de decisão, ficou acordada uma visita técnica de servidores do campus Serra ao atual centro de operações da BR, nas imediações do Terminal do Transcol de Carapina.

Para discutir a proposta da ASPE, com o objetivo de coletar sugestões e ideias que farão parte de uma minuta que traduza os anseios do campus para com esta proposta, haverá um encontro voltado para os servidores do Campus, na próxima terça-feira (18), das 14h às 16h, no auditório do campus Serra.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página